Estamos todos mais conectados e digitalizados depois da pandemia. Nós, brasileiros, somos usuários intensivos de internet, com média de 10 horas por dia e amamos as redes sociais. Por isso, é importante conhecer as tendências de redes sociais para turismo em 2022 e começar sua estratégia agora.

Ao longo de 2020 e 21 vimos diversos recursos novos nas principais redes sociais, mudança de regras de algoritmos no Facebook e Instagram e o crescimento do TikTok.

Para você planejar suas estratégias de marketing digital, aqui vão as 5 principais tendências de redes sociais para turismo em 2022:

  1. Social Commerce

Não é novidade que as redes sociais se tornaram plataforma de venda de produtos e serviços, é o famoso “Social Commerce”. Ficou fácil ver uma vitrine no Instagram, salvar produtos na sua coleção e comprar em dois cliques, sem ter que sair da plataforma. Notamos que os usuários se acostumaram e gostaram dessa  facilidade

Nos EUA, durante a pandemia houve crescimento de 25% no número de consumidores que realizaram compras nas redes sociais, chegando a 80 milhões de pessoas.

Portanto, construir audiência certa é quase uma obrigação para todas as marca, inclusive de turismo. Assim, você já se prepara para o live streaming commerce, o próximo passo do social commerce. Logo te conto mais sobre esse assunto, em outro artigo do blog.

tendências de redes sociais para turismo em 2022

Crédito: Freepik

  1. As redes sociais se tornam parte da nossa vida cotidiana

O número de usuários e o tempo gasto diariamente nas redes sociais não param de crescer. No Brasil somos 150 milhões de usuários, crescimento de 7% em relação ao ano anterior, e passamos em média, 3h42 por dia conectados às redes sociais (relatório da Hootsuite e GrowSocial, 2021). Nesse quesito, perdemos para os filipinos e os colombianos.

As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros em 2021 são:

  1. Facebook (130 mi)
  2. YouTube (127 mi)
  3. WhatsApp (120 mi)
  4. Instagram (110 mi)
  5. Facebook Messenger (77 mi)
  6. LinkedIn (51 mi)
  7. Pinterest (46 mi)
  8. Twitter (17 mi)
  9. TikTok (16 mi)
  10. Snapchat (8,8 mi)

Escolha as redes sociais que fazem mais sentido para o seu público. Gerenciar esses canais demanda tempo, então é melhor você focar nas mídias mais adequadas à sua estratégia de marketing.

Entenda porquê as redes sociais ficaram ainda mais importantes para o turismo pós pandemia aqui 

 

  1. Crescimento do conteúdo em vídeo de curta duração

Uma super tendência de redes sociais para turismo em 2022 é apostar nos vídeos curtos. Nos primeiros meses da pandemia o TikTok teve mais de 315 milhões de downloads. O sucesso da rede social, que conquistou jovens e celebridades, chama atenção das marcas do turismo.

E para competir com essa rede social, o Instagram lançou o Reels, recurso que permite postar vídeos curtos, com efeitos, trilha sonora e outros recursos. Recentemente, o Instagram anunciou que vai se transformar numa rede social de vídeos e portanto as postagens com imagens tendem a perder alcance.

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  1. Conteúdo “pocket” ganha atenção

Durante a pandemia também houve aumento das empresas que se apostaram mais fichas nas redes sociais. Essa maior concorrência entre os perfis, diminui naturalmente o alcance das postagens.

Outra grande tendência para redes sociais para turismo em 2022 é criar conteúdos curtos, bem objetivos. Afinal, o usuário está mais distraído com tantos conteúdos e canais. Estudos mostram que uma pessoa presta atenção por 8 segundos.

Então, a dica é: como “dar o recado”, de forma clara, objetiva e bacana?

Não é um desafio fácil, mas é importante entender o que sua audiência curte e como produzir conteúdo que gera engajamento.

 

  1. Crescimento da realidade virtual e aumentada

O uso dessas tencologias é outra tendência em termos de Social Commerce. Especificamente, a realidade virtual é muito utilizada por viajantes do mundo todo que estão decidindo destinos de férias. De fato, esse é o segundo maior uso da ferramenta no mundo, que só perde para os vídeo games.

Essas ferramentas permitem que o usuário possa dar uma espiada, ter uma espécie de test drive no destino. E, apesar de muita gente achar que os tours virtuais competem com a venda de viagens, penso o contrário. Os viajantes vão ficar muito mais inclinados a viajar para um destino depois que descobrirem as atividades e experiências que poderão vivenciar no local.

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