Esse foi o tema do webinar realizado no hub WTM. Falar da tecnologia no turismo sempre me faz brilhar os olhos e dessa vez não foi diferente.

Sabemos que a pandemia acelerou a transformação digital no turismo, que já estava em curso. Também sabemos que as empresas do setor de turismo, assim como destinos, precisam usar ferramentas tecnológicas para desenvolver seus negócios e satisfazer desejos e necessidades dos “novos viajantes” 4.0. 

O viajante 4.0, que já utilizava o mundo digital em todas as etapas da jornada de compra antes da pandemia, está ainda mais conectado, digitalizado e exigente. Ele também está mais inseguro, tende a evitar aglomerações, apoia marcas que têm política de responsabilidade e valoriza os pequenos negócios.

Portanto, por um lado temos um cliente mais empoderado e ainda mais exigente, e por outro maior competitividade entre destinos e empresas turísticas. Neste contexto, as novas tecnologias ficam ainda mais relevante nesse “novo turismo”.

E como usar a tecnologia no turismo, para se reinventar e superar a crise?

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tecnologia no turismo

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Existem inúmeras razões para apostar nas novas tecnologias como fator diferencial no turismo. A seguir, elenco três motivos para investir em tecnologia nas empresas de turismo

  1. Proporcionar viagens mais seguras: o viajante pós covid exige maior segurança ao longo da viagem. A tecnologia pode ajudar em várias situações, desde as mais simples, como no controle de capacidade de carga de atrações, lojas, etc., a robôs que entregam serviço de quarto, minimizando contato físico e passaporte sanitário digital, baseado na tecnologia blockchain.

 

     2. Aprimorar os serviços: a tecnologia no turismo também pode ser utilizada no turismo para melhorar a experiência do viajante, tais como ônibus turístico autoguiado, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, etc.

Agora, os clientes vão exigir mais comodidades e segurança durante sua viagem. Estamos falando de chaves eletrônicas de apartamentos e controle energético que funcionam pelo celular, check in e check out automático nos hotéis, uso dos dados pessoais para customização dos serviços, etc. Todas as tecnologias que reduzem a fricção e melhoram a experiência ao longo da viagem são super bem vindas!

 

  1. Melhorar a comunicação: o marketing digital nunca foi tão importante. Estamos todos atentos às ações das nossas marcas favoritas no mundo digital. Portanto, manter a sua audiência informada durante a pandemia é fundamental para gerar vendas no momento da recuperação do turismo.

É fundamental apostar na comunicação assertiva, usando promoções, vídeos e campanhas que passem segurança ao viajante, mostrando que o destino e as empresas estão adaptados, renovados e prontos para receberem os turistas.

A transformação digital no turismo não tem volta. Sai vitorioso aquele que conseguir entender o cenário e enxergar as novas oportunidades. A máxima de Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, nunca foi tão apropriada. Bem vindo ao “novo turismo”!

Leia o artigo completo publicado no blog WTM Latin America aqui!

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