A PhocusWright e a Sojern fizeram recentemente uma pesquisa com clientes no mundo todo, para compreender as principais tendências do turismo em 2021.

Depois de um ano totalmente atípico, no qual o setor de turismo foi duramente afetado, nos deparamos com um cenário de muitas incertezas, ao menos até chegar a tão esperada vacina.

Assim, é importante que empresários e gestores do turismo e da hotelaria tenham informações e dados sobre as tendências do turismo em 2021, para que possam ajustar suas estratégias de marketing e vendas no próximo ano.

A seguir, as 7 tendências do turismo em 2021 apontadas pelo estudo:

Tendência do Turismo #1: A insegurança continua

Estamos “na boca” da alta temporada e é necessário lembrar que mesmo os viajantes mais experientes ainda não estão totalmente seguros para programar viagens nesse momento. Até aqueles que marcavam viagem de última hora, ainda estão cautelosos para escolher um destino de férias e planejar sua viagem.

Os viajantes querem saber o que está funcionando e como as empresas estão operando, para decidirem se estão dispostos a embarcar ou não. A piscina do hotel está aberta? Como é o café da manhã? Como será a experiência nos restaurantes ao longo da viagem? As praias estão aglomeradas?

Transmitir segurança e confiança nos canais digitais é decisivo para recuperar a demanda. E esse é um trabalho conjunto, não só de uma hotel isolado, mas por parte de toda a cadeia: hotéis, pousadas, restaurantes, bares, receptivos e etc.

Tendência do Turismo #2: Higienização é chave

A higienização dos ambientes continua um fator chave na decisão dos viajantes. Essa tendência de viagem permanece em 2021 e tudo indica que ficará nos próximos anos. Uma vez que adquirimos hábitos de higiene, não voltamos atrás.

O viajante pós covid está muito exigente em relação aos procedimentos de higienização.

Além de aumentar os cuidados com a limpeza, os fornecedores de serviços turísticos (hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos, receptivos e etc) precisam mostrar o que estão fazendo para manter os hóspedes seguros. Como estão aplicando os protocolos e como os viajantes devem se comportar. Precisam comunicar muito bem em todos os seus canais: sites, redes sociais, email marketing, etc.

 

Tendência do Turismo #3: O digital não tem volta

Estar presente nas plataformas certas, no timing certo. Esse é a nova estratégia digital das marcas de turismo. A pandemia acelerou em meses a digitalização que estava em curso e que chegaria ao longo dos próximos anos.

O mundo todo está mais digital, usando as redes sociais mais intensamente e, em geral, pelo celular. Segundo dados da Sojern, houve aumento das reservas feitas pelo celular em todas as categorias de viagem.

Qual é a sua estratégia digital? Como se comunica com a sua audiência? Consegue passar os seus diferenciais?

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Tendência do Turismo #4: Conexão criativa

Os viajantes estão mais conectados e digitalizados que nunca. Todas as empresas e os destinos turísticos que não davam a devida importância para o marketing digital, correram para virtual e como consequência hoje a competição pela atenção do potencial cliente é ainda maior.

Assim, uma das tendências do turismo em 2021 é a conexão criativa, ou seja, entender o que realmente tem valor para cada perfil de cliente. E a partir daí lançar campanhas que criem conexões e gerem segurança a esses viajantes, que buscam experiências e estão sedentos por inspiração.

 

Tendência do Turismo #5: Reconexão com clientes

Em geral, os empresários de turismo fazem bastante esforço (e com razão) para atrair novos clientes. Via de regra, as empresas se esquecem de manter relacionamento com seus clientes, mesmo sabendo que é mais fácil vender para um cliente antigo do que para um consumidor que ainda não conhece a sua marca.

O turista que planeja uma viagem durante a pandemia, tende a buscar destinos e hotéis que já conhece, porque representam menos risco.

Aproveite essa oportunidade para se comunicar com seus clientes, informando como sua empresa está operando, as adequações feitas para atender aos novos protocolos e transmita segurança.

 

Tendência do Turismo #6: Promoções e campanhas publicitárias

O estudo da Sojern e Phocuswright revela que grande parte dos viajantes tiveram seus orçamentos reduzidos e que os descontos são o principal motivo para reservar diretamente dos fornecedores.

Campanhas publicitárias online são muito bem vindas para mostrar promoções, descontos, bônus e etc. Elas podem dar aquele “empurrãozinho” que o viajante está precisando.

Sempre prefiro as promoções que dão bônus a aquelas que oferecem desconto. Exemplo, na compra de x diárias o cliente ganha ingresso para o atrativo tal ou desconto na diária extra.

O Instagram é uma ferramenta incrível para esse tipo de campanha. Saiba mais aqui

 

Tendência do Turismo#7: Flexibilidade é determinante

Outra tendencia do turismo em 2021 é a a flexibilidade. O viajante pós covid quer ter a certeza de que poderá cancelar, alterar ou remarcar sua viagem.

Diante do cenário incerto, fica difícil programar uma viagem para daqui 4 ou 5 meses. Assim, os dados da pesquisa comprovam que ter política de cancelamento flexível é determinante para todas as empresas do setor de turismo. Cerca de 70% dos turistas entrevistados informaram que só reservariam uma viajam com opções de reserva flexível.

Este ano foi duro para o setor de turismo, mas muitas empresas conseguiram adaptar seus portfólios de serviços e investiram pesado no digital. Grande parte dessas mudanças, tanto no comportamento do consumidor, como em relação ao uso das novas tecnologias, não tem volta. Sei que está batido, mas não custa repetir: não são os mais fortes e nem os mais tradicionais que vencerão essa crise, mas sim aqueles que souberem se adaptar para melhor atender o “novo” viajante 4.0. Exatamente como Darwin já dizia…. Bom trabalho!