A recuperação do turismo tem sido mais lenta do que imaginávamos.  Já entendemos que para superar os desafios que surgiram em 2020, precisamos focar na Transformação Digitalização na Hotelaria e  usar a tecnologia para promover segurança e facilitar a retomada das atividades.

Hoje, o principal objetivo de qualquer empresa do setor de turismo é recuperar a confiança do viajante e assegurar que o seu empreendimento (ou destino) é um lugar seguro, onde se pode desfrutar bons momentos com a família ou amigos.

A tão falada “Transformação Digital” (que já era importante antes da pandemia), tem se mostrado imprescindível em todos os negócios, de todos os setores.

Antes de termos uma vacina com eficiência comprovada, é importante apostar na tecnologia como forma de prover segurança, além das medidas de higienização, estabelecidas nos protocolos de segurança. Diversas tecnologias podem ser usadas para recuperar a confiança do cliente, mas a dúvida sempre é: em que investir? Quais ferramentas são mais decisivas para o meu negócio?

A transformação digital na hotelaria ajuda a recuperar a confiança dos clientes, além de melhorar processos operacionais e gerenciais e otimizar a comunicação com o mercado.

A tecnologia touchless (sem toque) tem sido muito utilizada para gerar confiança dos hóspedes. Veja, a seguir, alguns exemplos de como a Transformação Digital na hotelaria ajuda na retomada das atividades.

Transformação Digital na Hotelaria

  1. Check in Online

Uma facilidade incrível para hóspedes corporativos ou de lazer. Ganha-se tempo, agiliza-se o processo de entrada no hotel e ainda se garante mais confiança, reduzindo o contato dos clientes com funcionários do hotel.

Este serviço gera valor agregado, uma vez que cria comodidade ao hóspede e a mesmo tempo simplifica e automatiza tarefas do hotel. Uma tecnologia simples, acessível e que ainda permite sistematizar os dados dos clientes. Afinal, a grande maioria dos hotéis ainda utiliza a ficha em papel (FNRH) e duvido que os dados dos hóspedes sejam usados de forma inteligente, como por exemplo, para prospectar novas vendas ou manter o relacionamento com o cliente.

A startup Fastin fornece essa solução. Saiba mais aqui.

 

  1. Chaves virtuais

Elas já existiam, mas a pandemia evidenciou ainda mais essa facilidade. As chaves virtuais são sincronizadas com o celular de cada hóspede, evitando o uso das chaves tradicionais ou mesmo do cartão magnetizado.

Alguns hotéis já aderiram às fechaduras virtuais e sem dúvida essa é mais uma daquelas inovações que vamos aderir rapidamente. Tanto pela segurança, quanto pela comodidade.

Várias empresas já oferecem essa solução para hotéis e pousadas e é importante que essa tecnologia fique no seu radar.

 

  1. Concierge virtual

 

O Concierge Digital é outra estrela da Transformação Digital na Hotelaria. Existem vários modelos diferentes, mas o conceito é o mesmo. Responder às perguntas dos hóspedes, sem ter que ligar ou descer à recepção ou lobby do hotel.

Normalmente, o concierge digital é desenvolvido com base na inteligência artificial. Oferece opções adicionais como realizar campanhas de marketing orientadas aos hóspedes, chamar potencial cliente, que não concluiu a reserva, para reconsiderar a compra, além de sugerir locais próximos ao hotel, dar dicas de segurança, etc.

Ainda o chatbot (concierge virtual) pode sugerir ofertas durante a estada do hóspede ou enviar campanhas de marketing com promoções e descontos para clientes segmentados.

 

  1. Reservas Online

 

Grande parte da hotelaria brasileira ainda não digitalizou seu processo de vendas. Milhares de hotéis se apoiam nas plataformas como Booking.com, Expedia, Hotéis.com, Hurb, dentre outras para oferecer vendas online.

Utilizar as OTAs na estratégia de vendas do hotel é importante. Elas funcionam como grande vitrine digital. Porém, os hoteleiros precisam atentar para a importância de trabalhar com canais próprios, para não depender exclusivamente desses parceiros. E isto significa oferecer reservas online, gerenciar todos os canais de distribuição e otimizar a receita.

Algumas soluções, como a oferecida pela Omnibees, simplificam tarefas como gerenciamento de tarifas, canais, etc. Trata-se de uma maneira inteligente de aumentar as vendas, remanejar a quantidade de UHs em cada canal e otimizar a receita do seu hotel.

 

  1. Presença e Reputação Online

 

Além de adotar medidas de segurança e adaptar seu hotel, é fundamental usar as ferramentas de marketing digital, tais como site, redes sociais, TripAdvisor, Google Meu Negócio, dentre outras, para comunicar seus clientes e transmitir segurança.

Se o hotel não estiver visível, ou seja, se não for encontrado com facilidade nas buscas do Google, sequer será considerado como uma opção. Portanto, definir estratégias para criar a presença online, assim como cuidar da reputação online do hotel, é fundamental para atrair novas demandas.

Neste momento de retomada da atividade turística também é importante usar as ferramentas digitais para informar seu cliente e passar segurança. No eBook “Estratégias para Reabertura dos Hotéis” eu mostro alguns exemplos de como você deve comunicar sua audiência num momento tão delicado. Clique aqui para acessar.

  1. Facilidades na palma da mão

Aplicativos que oferecem soluções que facilitam as nossas tarefas sempre são bens aceitos. Esse é o caso Beachy, um app desenvolvido para hotéis e resorts que oferecem serviço de praia, piscina e outras atividades de lazer. Através dele, os hóspedes podem reservar cadeiras de praia, solicitar bebidas, toalhas e outras facilidades.

Outra solução super simples (e gratuita), que diminui o contato dos clientes é o QR Code, que pode ser usado para levar o usuário ao cardápio do hotel. O código pode ficar disponível em displays.

 

Conclusão

A Transformação Digital na Hotelaria já começou e não tem volta. Sabemos que a vacina promete o retorno de várias atividades, mas também é ingênuo pensar que tudo voltará a ser como antes.

Todos nós gostamos das facilidades que nos dão conforto. Pode levar um tempo para aprendermos a usar, mas uma vez acostumados, não queremos voltar aos métodos tradicionais. Foi assim com entretenimento (streaming), banco (online banking), varejo (e-commerce) e agora também no turismo e na hotelaria.

Os profissionais da hotelaria já perceberam que a luta pela sobrevivência no mercado pós pandemia tornou-se uma corrida pela tecnologia. Sairá ganhando aquele que oferecer segurança e, ao mesmo tempo, boa experiência digital.

Sabemos que o futuro é muito incerto, mas temos certeza de que a tecnologia será cada vez mais importante nas nossas vidas.

Por isso, é muito provável que todas as medidas que facilitem a experiência do hóspede, como o check in online, vendas online, chatbot, etc, não só perdurem, como também continuem se desenvolvendo. Então, não se trata de investir ou não, mas sim de decidir: como começar a transformação digital no seu hotel?

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