Recentemente conheci a Silicon Minds, uma empresa super inovadora que atua com reputação online, instalada nos Estados Unidos, mas com diversos clientes no Brasil. Sabemos que a Reputação Online é importante para todos os segmentos, mas especialmente importante para empresas do setor de turismo e hotelaria. Cada vez mais, a opinião dos clientes influencia na tomada de decisão dos leads. Assim, resolvi entrevistar o Fernando Azevedo, que é expert em Reputação Online e SEO, autor do livro Segredos de Reputação Online

O que você faz?
Nós temos uma empresa de Growth Hacking, que a gente podia dizer que é Marketing Digital que une SEO, Funil de Vendas, ORM e tudo de mais moderno que acontece no Vale do Silício.

O que é e qual é a importância da Silicon Minds?
O objetivo da Silicon Minds é ajudar clientes a criarem seu movimento, seu buzz. Seja para um lançamento de produto, para melhoria de imagem digital ou para vender mais. Para 1 dólar que o cliente coloca na gente, queremos gerar pelo menos 2.

Por que nos Estados Unidos?
Em 2014, parece que eu senti que havia uma recessão começando. Como eu já havia morado nos EUA e França, eu percebi que era muito difícil chegar onde eu queria no Brasil e ainda viver estressado com segurança. Além disso, toda a minha leitura e cursos online já eram inglês e os cursos que eu me interessava ficavam no Vale do Silício. Hoje, somos global. Temos escritório na Europa e temos fornecedores na China.

Qual é a sua trajetória profissional?
Fiz 3 engenharias na PUC-Rio. Fiz MBA na FGV. Fui professor da PUC por 7 anos. Fiz extensão em Stanford University e University of California. E ainda trabalhei em algumas multinacionais, mas a minha paixão sempre foi ter o meu negócio e ajudar pessoas em larga escala. Eu gosto de coisas novas e complexas que eu consigo quebrar em partes e colocar num sistema que eu controlo.

Quais são os maiores desafios?
Meus maiores desafios são me manter atualizado em primeiro lugar. Fazemos parte de grupos fechados de profissionais do nosso mercado – temos muito material novo, técnicas novas, novas oportunidades. E ter certeza que nossos clientes estão tendo resultado acima do esperado: precisamos ter certeza que nossos serviços geram dinheiro para nossos clientes e que somos investimentos, não despesa.

Poderia dar algumas dicas de reputação online para hotéis, agências, operadoras, etc?

Claro! Qualquer negócio hoje em dia precisa dos seguintes pontos:

1) Inbound Marketing: é quando você bloga, vira autoridade no seu nicho, e dá valor para seus clientes e leads. Com a ajuda de SEO, essa vira sua blindagem de reputação online.

2) Ir além das expectativas: os clientes hoje querem ficar impressionados, e assim, você consegue melhores avaliações e começam a virar um fiel parceiro da sua marca.

3) Você deve fazer a pesquisa de satisfação antes do seu cliente ir online e existem muitas ferramentas para isso. Caso a avaliação do seu cliente seja negativa: escute-o, deixe o desabafar, ofereça uma compensação e corrija seu processo. Alguns clientes ainda abusam do poder que eles tem nas resenhas e são injustos mesmo, temos que nos acostumar.

4) Em caso de reputação negativa da sua empresa: faça os pontos 1 a 3 em dobro.

O que você espera do seu trabalho nos próximos dois anos?
Eu vejo a Silicon Minds saindo de negócios de alta magnitude para um de alta escalabilidade. O meu livro “Segredos de Reputação Online” foi o primeiro passo. Em breve, teremos o curso online. O objetivo é ajudar mais pessoas por um preço mais acessível.

Fernando Azevedo é sócio da Silicon Minds, empresa de reputação digital especializada em empurrar conteúdo negativo em mecanismos de busca e substituir por conteúdo positivo. Além de SEO e marketing de conteúdo.

Se você quiser ler a minha entrevista ao Fernando, clique aqui