Tenho feito várias lives e webinars nas últimas semanas e a grande maioria para falar sobre como trabalhar o marketing digital para turismo pós covid. Vejo muitos empresários e profissionais um pouco perdidos em relação à mensagem, tipo de postagem, etc. Então, nesse artigo passo algumas estratégias e dicas para destinos e empresas turísticas.

Mas, para ter assertividade com o marketing digital para turismo pós covid, é essencial observar 3 aspectos:

Em primeiro lugar é FUNDAMENTAL entender que o turismo mudou. Aliás, o mundo mudou. Portanto, no turismo pós covid precisamos de novos produtos, novos olhares e novas formas de comunicação. Não teremos, pelo menos no primeiro momento, o turismo de massa nos destinos consagrados. Tampouco teremos atrativos turísticos sem turistas. Imagino que no curto prazo, no “novo turismo”, teremos um cenário intermediário. Ou seja, não será igual ao turismo de antes da pandemia, nem um turismo totalmente revolucionário.

Segundo: é super importante entender que a recuperação do turismo acompanhará a evolução da pandemia. Portanto, os destinos brasileiros serão os principais produtos a serem buscados. Pelo menos até agora (13/05), pois o anúncio de um antiviral potente ou vacina pode mudar completamente o nosso cenário.

Terceiro: segurança é o principal atributo hoje. Os turistas só viajarão para destinos onde se sentem seguros. Assim, todos os hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos e destinos turísticos devem fazer, conjuntamente, a tarefa de casa de acompanhar as recomendações das autoridades (o Ministério do Turismo está lançando um manual com os novos protocolos). Não adianta o seu hotel ser Covid-free, se o destino e demais empresas não estão seguindo os novos procedimentos de segurança sanitária.

Observação: dá uma olhada no artigo “Turismo pós Covid – Insights para Empresas e Destinos” aqui

Estratégias de marketing digital para turismo pós covid:

  1. Manter o relacionamento com o cliente

Estamos todos mais conectados e fazendo todas as tarefas (pessoais e profissionais) online. Desde reuniões a happy hours, passando por compras, exercícios, aulas e etc. É super importante sua empresa/destino manter o relacionamento com a sua audiência neste  momento de crise.

Você pode compartilhar conteúdos que ajudem o seu público alvo durante esse período quarentena. Por exemplo, se sua empresa atual com ecoturismo ou turismo de natureza, pode compartilhar dicas de atividades físicas, equipamentos, etc. Se o seu público alvo é famílias com crianças, pode passar dicas de jogos e atividades para entretê-las em casa. E assim com pets, receitas, etc.

Também é importante compartilhar conteúdos que humanizem a marca, o que sua empresa tem feito em relação aos funcionários, clientes, fornecedores, etc.

Atenção agentes de viagens: já disse antes, mas é muito importante mostrar a sua expertise. Os agentes de viagens foram essenciais no inicio da pandemia, para trazer muitos turistas de volta para casa, remarcar, alterar e cancelar muitas viagens. Mas vocês precisam comunicar isso, ok?

 

  1. Passar confiança e inspirar novas viagens

Alguns estados já estão flexibilizando as regras do isolamento, permitindo a atuação de hotéis e restaurantes. Portanto, uma das estratégias de marketing digital para turismo pós covid é passar confiança aos clientes e leads, inspirando novas viagens.

A comunicação, via redes sociais, email marketing, anúncios, etc. deve:

Mostrar segurança – no destino, nas empresas, etc. Hotéis, pousadas, restaurantes e bares devem mostrar as adaptações da empresa para a retomada.

Garantir flexibilidade – os clientes vão optar pelas empresas que oferecerem políticas de cancelamento/alteração mais flexíveis.

Personalizar a comunicação – com CRM, ferramentas de automação de e-mail marketing, etc.

Oferecer benefícios para clientes – sempre sugiro oferecer bônus ao cliente a dar desconto. Sua pousada pode oferecer um espumante ou algum outro mimo na suíte ou ingresso para alguma atração do destino.

Inspirar: levar o destino (atividades, experiências, hospedagem seus serviços) ao viajante. Estamos todos loucos para sair de casa, viajar, curtir com a família e amigos. Mostre os lugares seguros que seus clientes podem fazer isso. Dá uma olhada no post desse hotel espanhol:

 

marketing digital para turismo pós covid

Focar na sustentabilidade – o viajante pós covid valoriza ainda mais as empresas que têm política de sustentabilidade. É importante comunicar as iniciativas sustentáveis (ambientais e/ou sociais) que sua empresa realiza.

 

  1. Converter leads em clientes (VENDER)

Assim que a fase da quarentena se aproxima, as estratégias de marketing digital para turismo pós covid devem focar na conversão de leads em clientes. Ou seja, chegou a hora de ofertar produtos e incentivar as vendas.

– Promoções

As promoções são super bacanas para fomentar as vendas. Veja no exemplo abaixo a promoção feita para o dia das mães na Espanha. O cliente podia presentear a mãe com 1 ou 2 noites de hospedagem, para ela desfrutar quando quiser.

marketing digital para turismo pós covid

– Sorteios

Os sorteios e concursos também funcionam muito bem para aumentar o número de seguidores e ganhar mais audiência, pois os próprios usuários do Instagram acabam divulgando a sua marca. Nesse caso, é importante pensar nas regras e o que o sortudo vai ganhar.

Influenciadores digitais

No turismo pós covid, os influencers são super importantes para quebrar objeções, gerar confiança e incentivar novas viagens. É importante escolher influenciadores que tenham audiências com afinidade ao público alvo que o destino/empresa está buscando.

– Campanhas publicitárias

É possível retomar as campanhas de publicidade online (anúncios no Google, Facebook e Instagram), considerando todos os aspectos que mencionei nesse artigo: o público alvo, tipo de destino/produto que será mais demandado, etc. Outro dia, fui impactada por um anúncio de um hotel de campo nos stories que dizia “isole-se no paraíso”. Achei a mensagem sensacional, afinal quem não gostaria de dar uma escapada, sabendo que o local é seguro?

Veja 10 estratégias de Instagram para turismo aqui.

Essas são as minhas estratégias e dicas de marketing digital para turismo pós covid que queria compartilhar com você. Como as mudanças são muito rápidas em tempos de pandemia, prometo voltar com atualizações daqui uns dias, ok?

Eu sei que está difícil para todos empresários e profissionais do turismo, mas sabemos que tudo isso vai passar. É só lembrar da teoria da evolução, do Darwin, que diz “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças“.

Bora adaptar ao “novo turismo”! Bom trabalho a todos!