Sabemos muito bem que o viajante 4.0 usa a internet antes, durante e depois da sua viagem, seja a trabalho ou férias. O grande desafio dos destinos, agências de viagens e hotéis é chamar a atenção do potencial cliente. Então, aqui vão 5 dicas para conquistar o viajante 4.0.

O primeiro passo para é entender que ele se inspira nas redes sociais, foge dos pacotes prontos, busca ofertas personalizadas e gosta de fazer pesquisas, reservas, compras e avaliações pelo celular.

Então vamos às 5 Dicas para conquistar o novo turista digital: 

  1. Redes sociais como foco principal

Os consumidores brasileiros não vivem sem as redes sociais. E elas são sensacionais para promover viagens, especialmente o Instagram. Mas as empresas precisam entender que o objetivo principal não é a venda de produtos, mas comunicação e relacionamento com os usuários. Leia neste artigo como potencializar suas redes sociais. 

 

  1. Atenção à reputação online

É fundamental que as empresas turísticas gerenciem sua reputação no mundo digital, dando atenção ao viajante 4.0 nos diversos canais: Google, TripAdvisor, redes sociais, OTA´s, etc.

Os comentários dos clientes têm maior peso na tomada de decisão dos consumidores que a publicidade. Portanto, cuide com carinho das avaliações, inclusive das negativas. Responda ao cliente e justifique a falha ocorrida (mesmo que você não concorde 100% com a opinião dele).

 

  1. Uso de emoções

A aquisição de produtos e serviços, sobretudo viagens, é muito mais que uma compra. É uma experiência enriquecedora, que as pessoas gostam de compartilhar.

Por isso a maioria das decisões de compra estão mais ligadas à emoção do que à razão. Daí o sucesso do Storytelling, técnica que usa emoção para contar estórias que encantam os clientes.

Vídeos e fotos que transmitem emoções, principalmente aqueles que pegam na dor do turista, são excelentes recursos para promoção de vendas. Por exemplo, se você quer vender viagem para uma família, um vídeo que mostra pais e filhos curtindo juntos, aproveitando o tempo e convivendo pega na dor de muitos casais. Afinal, muitos não conseguem se dedicar aos filhos como gostariam.

 

  1. Foco no mobile

Estamos cada vez mais dependentes dos nossos celulares. Se a sua empresa ou destino turístico não explorar as ferramentas do mobile, pode se considerar fora do mercado. Isto significa ter site responsivo, vendas online, aplicativos, cartão virtual do WhatsApp, lista de transmissão, etc…. Todos os recursos que ficam na palma da mão do seu cliente devem ser aproveitados.

 

  1. Olho nas novas tecnologias

Você pode achar que inteligência artificial, realidade aumentada ou virtual, big data, e etc  não são para sua empresa. Mas, a verdade é que o mundo caminha nessa direção e muitas dessas tecnologias terão custo acessível em breve. Então, fique de olho nas tendências e reflita sobre tudo que pode ser aproveitado, ok?

O viajante 4.0 demandará, cada vez mais, serviços super personalizados. Atrair esse potencial cliente e oferecer o serviço ideal já é meio caminho andado. Bom trabalho!