O site é a ferramenta digital mais importante das empresas de turismo. Além de proporcionar vendas online, também serve para informar o internauta, compartilhar conteúdo, mostrar seus diferenciais e transmitir confiança. Este último fator é fundamental nas transações online. Então, este artigo mostra 5 dicas para ter site de turismo de sucesso.

Estima-se que as vendas online de serviços turísticos no Brasil vão gerar R$ 19,6 bilhões em 2018. Essa estimativa foi divulgada recentemente pela E-consulting, que mede previsões financeiras para o comércio eletrônico há 14 anos. Este valor representa alta de 14%, em relação ao volume vendido em 2016.

Independente de sua empresa de turismo vender ou não online, o site é peça chave para qualquer estratégia de marketing digital. Então, seguem 5 dicas para ter site de turismo de sucesso.

  1. Atraia maior número de visitantes

Quanto maior o número de visitantes, maior a chance de fechar vendas. Portanto, é fundamental incentivar o seu potencial cliente a navegar no site. Isso pode ser feito através das postagens nas redes sociais, e-mail marketing, anúncios no Google, campanhas publicitárias nas redes sociais (inclusive no Stories do Instagram ou Messenger). Explorar o marketing de conteúdo também é bem interessante para atrair audiência para o site.

  1. Transforme o visitante em lead

Seguindo os passos do funil de vendas no marketing digital, depois de atrair o visitante é importante oferecer formas para que ele se converta em lead. Assim, sua empresa poderá manter relacionamento, compartilhar conteúdos e incentivá-lo à compra dos seus serviços. Seu site oferece alguma vantagem isca digital, para que o internauta tenha interesse em deixar os dados?

  1. Crie um site simples

O site mais acessado no mundo é super simples. Sim, o site do Google é clean e prático. Quanto mais simples e fácil para navegar no site de turismo, melhor. Não coloque centenas de menus. Eles distraem o usuário. Organize seu conteúdo em poucas abas, de forma a facilitar a navegação. Se sua empresa tem muito conteúdo, por exemplo, diversos pacotes, destinos, etc., uma boa alternativa é oferecer o mapa do site. Assim, o usuário chega ao conteúdo que interessa mais facilmente.

  1. Ofereça e-commerce

Mesmo as agências que trabalham no formato home office devem ter site com possibilidade de compra online. Não é caro, não é complicado e agrega valor aos serviços que sua empresa oferece.

  1. Atualize o site de turismo com frequência

Parece óbvio, mas vemos toda hora site de turismo com promoção do feriado passado ou anunciando pacotes para férias, em plena temporada de aula. Site desatualizado é igual revista velha, ninguém quer ler. Atualize o conteúdo com frequência e dê motivos para seu lead ou cliente voltar a visitar seu site.

Essas são as 5 dicas para ter um site de turismo de sucesso. Já escrevi outros artigos sobre site, que você confere aqui

Bom trabalho!

consultoria marketing digital para turismo