Ainda há muitos empresários, principalmente os de agências de viagens, hotéis, pousadas e restaurantes que não atentaram para a importância do site de turismo como ferramenta do marketing digital. As redes sociais são super importantes, assim como outras ferramentas que fazem parte de cada estratégia digital. Mas, independente do objetivo de cada marca, o site continua sendo o principal canal da empresa.

Alguns profissionais ainda questionam a importância de ter site de turismo moderno e atualizado, seguindo as tendências de mercado. Não é raro encontrarmos site de turismo defasado, com conteúdo do último feriado, no caso de agências de viagens ou hotéis. Ou sites de destinos turísticos sem conteúdo de qualidade, que não abre direito no celular ou tablet.

E por quê sua marca deve focar o site de turismo como principal ferramenta de marketing digital? Descrevo a seguir 5 bons motivos, a seguir:

1º Redes sociais são instáveis

Lembra do Orkut? Você acha que o Facebook continua legal? E o Instagram, em relação ao ano passado deu uma estourada com stories, não? Então, não sabemos por quanto tempo cada mídia social será interessante. Além disso, Facebook, Instagram e WhatsApp têm um único dono, que determina as regras do jogo. Sua agência, hotel ou restaurante não pode ficar refém de um único canal, não é?

2º O Site é sua vitrine online

Mesmo que sua empresa não ofereça vendas online, o site é a sua vitrine. Você confia em lojas online que estão desatualizadas?  Você entraria numa loja física suja e bagunçada, com cara de loja defasada? Parece mentira, mas quando estou programando minhas férias no Brasil, e navego nos sites de hotéis, pousadas, agências de receptivo, restaurantes etc., é incrível a quantidade de sites de turismo que não servem para nada. Sem conteúdo relevante, antigos, sem fotos bonitas. Sites assim deixam os consumidores inseguros.

Então, mesmo com excelentes resultados nas redes sociais, é importante mostrar que a empresa existe e ter a “casa em ordem”, além de mostrar que está alinhada com as novas tendências de mercado.

O site é a peça fundamental para a presença online da sua empresa!

3º Site eficiente passa confiança

O  site de turismo é fundamental para mostrar profissionalismo e quem está por trás de cada marca. Tem que ser responsivo e rodar muito bem no mobile (dispositivos móveis). Além disso, é fundamental para divulgar seus produtos, seu propósito e principalmente (agora vai até em maiúscula) seus DIFERENCIAIS. Por quê um potencial cliente escolhe a sua empresa para cuidar da viagem de férias e não a do clique ao lado? Por que alguém escolhe se hospedar no seu hotel? O que realmente faz a diferença?

Leia também o artigo “Site ideal para agências de viagens”

4º As métricas mostram o desempenho do site de turismo

Além do Google Analytics, há outras ferramentas que mostram a perfomance do seu site. Diferentemente de uma loja física, que você não sabe muito bem porque nas pessoas não entram ou não compram, no digital é possível mensurar tudo e saber quanto tempo as pessoas navegam no site, como elas chegam até ele, qual a taxa de rejeição, e etc.

Confira também “Como saber se o seu site gera resultados”

5º O site próprio permite ter e-mail comercial

Essa dica parece óbvia demais. Mas vejo centenas de empresas que usam gmail, hotmail, outlook e outros endereços gratuitos ao invés de usar o e-mail comercial, que além de mostrar mais profissionalismo, divulga o domínio do seu site. Exemplo: se o agência chama xyz, o e-mail comercial seria nome(do profissional)@xyz.com.br

Espero que tenha se convencido da importância de ter um site moderno, atualizado e com ótimo conteúdo para o seu público alvo. Assim como em outros segmentos, o site de turismo é a principal ferramenta para qualquer estratégia de marketing digital. Suas postagens nas redes sociais devem também levar para o site, que é a sua vitrine. Toda e qualquer estratégia de Inbound Marketing necessariamente passa pelo site, landing pages, e-mail marketing e etc. Então, não adie a atualização do seu site. Analise agora o que precisa ser alterado e mãos a obra!