Estamos publicando uma série de 5 posts sobre mídias sociais. Começamos com o post sobre Plano de Ação e, na sequência, escrevemos sobre o Facebook, para mostrar sua utilização para incrementar negócios turísticos. Agora vamos focar no Twitter, tentando responder 3 perguntas básicas: o que é esta rede social, para que serve e como utilizá-la para promover empresas e destinos turísticos.O que é o Twitter? É uma mídia social que serve para trocar informações entre usuários, que postam textos de até 140 caracteres (conhecidos como tweets), sobre notícias, comentários rápidos, ideias, dúvidas, enfim, assuntos que consideram interessantes. Os usuários seguem outros usuários (empresas ou pessoas físicas) e recebem todas as mensagens que eles enviam.  Seu grande potencial está na troca de informações em tempo real, de forma rápida.

O Twitter tem mais de 105 milhões de usuários no mundo, que produzem 50 milhões de tweets por dia. Desse total, quase 40% dos usuários acessam o Twitter por meio de seus smartphones. O Brasil é o segundo país com o maior número de seguidores, perdendo apenas para os Estados Unidos, o que nos faz minimamente avaliar esta ferramenta para incrementar nossos negócios turísticos: Afinal, para que serve o Twitter?

O Twitter permite a interação com pessoas que compartilham o mesmo interesse. Serve também para esclarecer dúvidas, responder a elogios e críticas e construir a reputação de uma marca. Dentre todas as mídias sociais existentes hoje, o Twitter é, sem sombra de dúvida, uma das ferramentas mais interessantes para mobilizar a audiência a favor de um produto, marca, empresa, causa social, etc.

Devido à velocidade de reprodução dos conteúdos, o Twitter é ideal para criar o “buzz”, ou “barulho”, sobre alguma novidade e também para oferecer promoções por tempo limitado.

Outra função desta mídia social é dar suporte para o site, blog e Facebook de determinada empresa ou destino turístico.

E como utilizar o Twitter para fomentar empresas e destinos turísticos?

A primeira providência é elaborar o Plano de Ação para Mídias Sociais (veja nosso post). Também é recomendável conhecer bem a plataforma antes de criar o perfil da empresa ou destino.

Muitas das estratégias são comuns às outras mídias (leia nosso post sobre Facebook), como ter pleno conhecimento do funcionamento da plataforma e todos os seus recursos antes de criar perfil da empresa. Seguem algumas orientações de como utilizar o Twitter a favor da sua empresa:

– Crie perfil da empresa ou destino com a mesma identidade visual do site;

– Poste textos curtos e atraentes;

– Utilize links de notícias e conteúdo que interessam ao seu público-alvo;

– Poste fotos e vídeos relacionados com o seu negócio/destino;

– Informe sobre acontecimentos/eventos no destino;

– Divulgue lançamentos de produtos;

– Siga pessoas e empresas relevantes para o seu negócio;

– Faça promoções exclusivas para seus seguidores;

– Procure interagir com os seguidores sempre que possível;

– Monitore e responda aos comentários sobre a sua empresa;

– Use hashtags (#) adequadas;

– Acompanhe a atuação de outras empresas/destinos semelhantes;

– Estimule os seguidores a “retuitarem” (replicarem o seu post);

– Incentive seguidores a navegarem no site da empresa.

Resumindo: o Twitter serve para fazer a “panfletagem” virtual, atrair seguidores e potencias clientes para o seu destino ou sua empresa.  Mais importante que milhares de seguidores é ter público qualificado, aquele que realmente está interessado em ouvir o que você diz na rede social.

Mas lembre-se: atuar nas mídias sociais é coisa séria e o gestor da empresa ou destino turístico deve fazê-lo de forma profissional, com conteúdo interessante e na frequência certa. Se não houver recursos suficientes (pessoas, tempo, capital, equipamentos, etc.) é melhor esperar o momento adequado. E então, vamos tuitar?