Na semana passada iniciamos uma série de posts sobre mídias sociais. No primeiro post mostramos como elaborar um plano de ação para atuar nas redes sociais de forma geral. Agora vamos falar sobre as principais mídias sociais, descrevendo sua importância, abrangência e especificidades. Vamos começar pelo Facebook.

O Facebook é atualmente a maior rede social, com mais de 900 milhões de usuários no mundo todo. A rede criada por Zuckerberg gera mais de 5 bilhões de conteúdos compartilhados semanalmente e esse universo  atrai empresas interessadas em aproveitar as oportunidades desta plataforma para incrementar seus negócios.

Inicialmente as organizações aderiram ao Facebook para interagir e criar relacionamentos com os consumidores. Trata-se de uma forma de atingir milhares de usuários por meio do diálogo ativo e não da publicidade. Afinal, hoje recomendações e comentários de amigos e parentes têm maior peso nas decisões dos consumidores.

 

 

 

 

Para que serve o Facebook para empresa/destino turístico?

  •   Gerar conteúdo colaborativo, que pode ser compartilhado pelos fãs;
  • Fortalecer a imagem da empresa ou do destino;
  • Difundir a marca da empresa/destino;
  • Interagir com consumidores e conquistar novos clientes;
  • Levar o usuário ao site da empresa ou destino;
  • Fazer pesquisas/enquetes, inclusive avaliar opinião dos clientes em relação aos produtos.

Essas são as principais funções do Facebook para empresas e destinos turísticos. Vale lembrar que a rede social evoluiu (e evolui a cada dia) e há empresas que utilizam suas fan pages que dispõem de ferramentas de vendas ou investem em publicidade no Facebook.

E como aproveitar o Facebook para promover empresas e destinos turísticos?

A primeira providência é elaborar um Plano de Ação da empresa para o Facebook (leia nosso post “Plano de Ação Para Mídias Sociais”). Para executar o plano comece com a criação de uma fan page  da empresa, destino ou marca que se pretende divulgar. Muitas empresas criaram um perfil pessoal (para adicionar amigos).  Além de ser contra o regulamento do Facebook, não incentiva a visitação de usuários e mostra muito amadorismo.

A fan page permite publicar imagens, textos e vídeos; propicia a personalização (sugere-se manter a mesma identidade visual do site da empresa); não tem limite de inscritos; oferece opção de mais de um administrador da página; disponibiliza dados estatísticos sobre a página, como visualização de conteúdo, interação  do público, entre outros.

No Facebook a empresa pode propagar sua marca e as novidades. É recomendável manter o diálogo com os usuários,  postando conteúdo relevante, além de promoções e lançamentos.

O que fazer no Facebook?

  • Crie a fan page com a mesma identidade visual do site da sua empresa;
  • Poste conteúdo relevante e atualizado para os fãs;
  • Utilize imagens e pequenos vídeos para despertar a atenção para os produtos turísticos;
  • Cite a fonte sempre que compartilhar textos e imagens;
  • Publique todos os lançamentos de produtos e promoções e estimular compartilhamento;
  • Utilize todos os recursos disponíveis na plataforma (leia o regulamento e as orientações sobre criação e administração da página corporativa);
  • Participe de discussões na sua fan page e responda rapidamente  às perguntas, críticas e elogios;
  • Incentive os fãs a navegarem no site da sua empresa;
  • Acompanhe atuação de empresas similares no Facebook e também em outras redes sociais.

O Facebook é apenas uma ferramenta digital disponível para construir público e disponibilizar conteúdo aos seus clientes e não substitui o site da empresa ou do destino.  Nesta era conectada que vivemos o site da empresa deve ser o centro do marketing digital e o Facebook um canal para atrair pessoas interessadas em conhecer e compartilhar seus produtos. O Brasil é o quarto país com o maior número de usuários do Facebook, perdendo apenas para os Estados Unidos, Indonésia e Índia. Você não vai querer ficar fora desta, vai?