Estamos todos mais conectados e digitalizados depois da pandemia. Nós, brasileiros, somos usuários intensivos de internet, com média de 10 horas por dia e amamos as redes sociais. Por isso, é importante conhecer as tendências de redes sociais para turismo em 2022 e começar sua estratégia agora.
Ao longo de 2020 e 21 vimos diversos recursos novos nas principais redes sociais, mudança de regras de algoritmos no Facebook e Instagram e o crescimento do TikTok.
Para você planejar suas estratégias de marketing digital, aqui vão as 5 principais tendências de redes sociais para turismo em 2022:
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Social Commerce
Não é novidade que as redes sociais se tornaram plataforma de venda de produtos e serviços, é o famoso “Social Commerce”. Ficou fácil ver uma vitrine no Instagram, salvar produtos na sua coleção e comprar em dois cliques, sem ter que sair da plataforma. Notamos que os usuários se acostumaram e gostaram dessa facilidade
Nos EUA, durante a pandemia houve crescimento de 25% no número de consumidores que realizaram compras nas redes sociais, chegando a 80 milhões de pessoas.
Portanto, construir audiência certa é quase uma obrigação para todas as marca, inclusive de turismo. Assim, você já se prepara para o live streaming commerce, o próximo passo do social commerce. Logo te conto mais sobre esse assunto, em outro artigo do blog.
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As redes sociais se tornam parte da nossa vida cotidiana
O número de usuários e o tempo gasto diariamente nas redes sociais não param de crescer. No Brasil somos 150 milhões de usuários, crescimento de 7% em relação ao ano anterior, e passamos em média, 3h42 por dia conectados às redes sociais (relatório da Hootsuite e GrowSocial, 2021). Nesse quesito, perdemos para os filipinos e os colombianos.
As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros em 2021 são:
- Facebook (130 mi)
- YouTube (127 mi)
- WhatsApp (120 mi)
- Instagram (110 mi)
- Facebook Messenger (77 mi)
- LinkedIn (51 mi)
- Pinterest (46 mi)
- Twitter (17 mi)
- TikTok (16 mi)
- Snapchat (8,8 mi)
Escolha as redes sociais que fazem mais sentido para o seu público. Gerenciar esses canais demanda tempo, então é melhor você focar nas mídias mais adequadas à sua estratégia de marketing.
Entenda porquê as redes sociais ficaram ainda mais importantes para o turismo pós pandemia aqui
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Crescimento do conteúdo em vídeo de curta duração
Uma super tendência de redes sociais para turismo em 2022 é apostar nos vídeos curtos. Nos primeiros meses da pandemia o TikTok teve mais de 315 milhões de downloads. O sucesso da rede social, que conquistou jovens e celebridades, chama atenção das marcas do turismo.
E para competir com essa rede social, o Instagram lançou o Reels, recurso que permite postar vídeos curtos, com efeitos, trilha sonora e outros recursos. Recentemente, o Instagram anunciou que vai se transformar numa rede social de vídeos e portanto as postagens com imagens tendem a perder alcance.
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Conteúdo “pocket” ganha atenção
Durante a pandemia também houve aumento das empresas que se apostaram mais fichas nas redes sociais. Essa maior concorrência entre os perfis, diminui naturalmente o alcance das postagens.
Outra grande tendência para redes sociais para turismo em 2022 é criar conteúdos curtos, bem objetivos. Afinal, o usuário está mais distraído com tantos conteúdos e canais. Estudos mostram que uma pessoa presta atenção por 8 segundos.
Então, a dica é: como “dar o recado”, de forma clara, objetiva e bacana?
Não é um desafio fácil, mas é importante entender o que sua audiência curte e como produzir conteúdo que gera engajamento.
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Crescimento da realidade virtual e aumentada
O uso dessas tencologias é outra tendência em termos de Social Commerce. Especificamente, a realidade virtual é muito utilizada por viajantes do mundo todo que estão decidindo destinos de férias. De fato, esse é o segundo maior uso da ferramenta no mundo, que só perde para os vídeo games.
Essas ferramentas permitem que o usuário possa dar uma espiada, ter uma espécie de test drive no destino. E, apesar de muita gente achar que os tours virtuais competem com a venda de viagens, penso o contrário. Os viajantes vão ficar muito mais inclinados a viajar para um destino depois que descobrirem as atividades e experiências que poderão vivenciar no local.
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