Antes da pandemia, todos nós já usávamos a internet no nosso dia a dia. Mas hoje, estamos muito mais digitalizados e ainda mais dependentes do mundo digital, até para as tarefas mais simples da nossa rotina. Com o turista não é diferente. Ele usa sites, blogs, canais de vídeo e principalmente redes sociais para planejar, comprar e viajar. Assim, te mostro 5 razões para investir no marketing digital agora.

Costumo dizer que investir no marketing digital não é opcional, independente do setor no qual a empresa atua. No turismo, trabalhar com ferramentas digitais é ainda mais importante, já que os viajantes se inspiram a partir do conteúdo das redes sociais, compram das marcas que têm boa presença online, atendimento ágil e que também oferecem facilidades de pagamento.

Vender mais, ganhar visibilidade e melhorar o posicionamento são alguns dos resultados mais desejados pelas empresas de turismo, especialmente no pós covid. A seguir te mostro 5 razões para investir no marketing digital agora!

1. Esteja pronto para a retomada das viagens

Sabemos que a vacinação em massa em alguns países tem provocado grande aumento na procura por viagens. Os turistas estão loucos para voltarem a viajar e as empresas que estiverem preparadas, com bom posicionamento no mundo virtual, serão as escolhidas. É bem importante cuidar dos seus canais (sites, Instagram, Facebook, WhatsApp, etc.), assim como adaptar seu portfólio de serviços às novas demandas.

 

O potencial cliente te encontra no mundo digital com facilidade???

 

2. Demanda pouco investimento e você atrai o turista certo

Em meio a tantas ferramentas e plataformas, o investimento a ser realizado é ajustável ao orçamento de cada empresa e aos objetivos de marketing de cada marca. Com um leque de oportunidades, pequenas ações já podem trazer bons resultados. A questão é definir suas estratégias digitais, para então estabelecer quais são as ferramentas certas para chegar lá.

Deixar de se posicionar na internet e de estar presente é o equivalente a se “esconder” para 75% da população brasileira, ou seja, 160 milhões de pessoas (e porque não possíveis clientes?). Com o rápido avanço das tecnologias, mudanças de comportamento e consumo, além do aumento da competitividade, não há escolha a não ser aprender a trabalhar com o marketing digital. É obrigação da empresa de turismo usar as ferramentas certas para ser encontrada pelo viajante ideal.

Se você trabalhar direitinho, com um pouco esforço, centenas ou milhares de pessoas são capazes de achar a sua empresa e comprar direto com você.

Conheça as tendências do marketing digital para turismo em 2021, clique aqui 

 

marketing digital para turismo

5 razões para investir no marketing digital agora

 

E entenda porque trabalhar bem com as redes sociais ficou ainda mais importante, clicando aqui

3. Aumenta a visibilidade da empresa e valoriza sua marca

Trabalhar com as ferramentas digitais certas garante a presença online da sua marca, que é tão importante para ser encontrado e escolhido pelo viajante certo.

E tão importante quanto presença online é a reputação online da sua empresa. Isso porque os viajantes tomam decisão baseada na opinião de outros clientes. Além dos depoimentos e das notas nas principais plataformas, como Google Meu Negócio e TripAdvisor, as imagens e vídeos também ajudam MUITO a posicionar sua marca no mundo digital. E quanto melhor avaliada pelos clientes e potenciais clientes, mais valorizada ela fica. Portanto, gerenciar o que os consumidores falam da sua empresa no mundo virtual é essencial porque influencia diretamente no seu faturamento.

 

4. Gera lucro para sua empresa

Ao contrário das mídias tradicionais, as ferramentas do marketing digital permitem chegar no cliente ideal para sua empresa. Aquele que valoriza e reconhece os seus serviços.

Mas, para que isso aconteça, é preciso conhecer muito bem para quem você pretende vender e assim definir as melhores estratégias para alcançá-los através do marketing digital. Conhecendo as “dores”, as alegrias e como os seus serviços satisfazem o cliente, fica MUITO mais fácil ter resultados com o marketing digital. E isto significa melhorar o posicionamento da marca, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

 

5. Permite mensurar os resultados 

Uma grande vantagem do marketing digital para as empresas de turismo é a facilidade de mensuração. Com dados concretos, sabe-se exatamente qual está sendo o retorno sobre investimento (ROI), se esse orçamento deve ser ajustado e se as ações estão atingindo os objetivos propostos.

De forma fácil e simples, o relatório de cada ação realizada auxilia na tomada de decisões. Então, fica claro onde você está acertando e onde precisa ajustar. E essa já é uma grande razão para investir no marketing digital agora.

Mas trabalhar com marketing digital no turismo requer, em primeiro lugar, definição de estratégias. Você precisa saber quais são os seus diferenciais, seus objetivos de marketing e principalmente o perfil do turista que deseja atrair para os seus canais.

Na minha nova mentoria “Descomplicando o Turismo Digital” vamos olhar as tendências, desenhar a melhor estratégia para sua empresa e definir as ferramentas você deve explorar para chegar lá. Bora transfomar sua empresa? Clique aqui e saiba mais

 

* Este artigo contou com a colaboração de Letícia Rosa.