As redes sociais continuam crescendo e gerando lucro para diversas marcas do turismo. Segundo relatório Brazil Digital 2021 Global Overview da Hootsuite, somos 150 milhões de usuários ativos, que com permanência média de 3h42 por dia nas redes sociais por dia. A mais nova rede social, criada há quase um ano, tem feito muito barulho. O que é, como funciona e, acima de tudo, o Clubhouse para Turismo vale a pena?

O que é Clubhouse?

O Clubhouse é uma plataforma que mistura o conceito de lives e chamadas em grupo. Você pode participar da sala, ouvindo a discussão e conversando com as pessoas (muitas vezes famosas), como se fosse uma chamada em grupo, mas depois que estas conversas acabam, elas saem do ar.

O Clubhouse oferece salas privadas e públicas onde as conversas acontecem. Os moderadores conduzem as conversas e podem permiter que usuários subam “ao palco” para participarem.

Eles entram em “salas” e escutam conversas ao vivo com base em seus interesses (livros, teorias da conspiração, arte, negócios). É uma mistura de “bate papo informal” com uma conferência.

O que diferencia esta das demais redes sociais é que a plataforma foi especificamente criada para hospedar e transmitir conteúdo em áudio ao vivo.

Essa troca mais humana explica o sucesso do Clubhouse. Segundo os fundadores, o objetivo da rede social é justamente construir uma experiência social mais humana. A participação de CEOs e famosos têm atraído a curiosidade dos demais usuários.

Da mesma forma que o Twitter mudou a forma de “blogar”, o TikTok passou a oferecer vídeos curtos, o Clubhouse parece uma evolução dos podcasts.

Clubhouse para turismo

Como funciona o Clubhouse?

Para entrar no Clubhouse você precisa ter um iPhone, pois ao aplicativo só está disponível para IOS e receber convite de usuário já cadastrado.

A partir daí, você criar seu perfil, seleciona os temas de seu interesse e começa a participar como ouvinte, moderador ou criador das salas.

Ao fazer sua conta, você pode criar as suas salas de bate-papo e elas podem ser:

  • Abertas: qualquer pessoa pode participar
  • Social: exclusiva para seguidores
  • Fechada: exclusivas para convidados

clubhouse para turismo sebrae

Na semana passada tive minha primeira experiência como convidada no Clubhouse, pelo Sebrae Nacional para participar da sala “Lugar de Mulher não é no Turismo”. Conduzida pela maravilhosa Ana Clévia, do Sebrae, o papo contou também com a presença da Magda Nassar, CEO da Abav Nacional, Marta Barbosa, hoteleira no Ceará e Jaqueline Gil, da Amplia Mundo. A troca foi bem rica e a experiência bem interessante!

Clubhouse para Turismo

Existem muitas redes socias e todas as marcas precisam rever seus objetivos de marketing e entender quais delas fazem sentido para o público que estão buscando.

Aqui vão 4 vantagens de explorar o Clubhouse para Turismo

 

  1. Oportunidade para fazer novos contatos

Por sua própria natureza, o Clubhouse é uma ótima plataforma para descobrir novas pessoas. Em cada sala pode haver alto-falantes, moderadores ou apenas membros da audiência ouvindo.

Portanto, você pode descobrir e ser descoberto por novas pessoas. E essa é uma vantagem para as marcas que atuam no mercado B2B, mais um ambiente para networking.

 

  1. Aproveitar um novo formato

Embora o vídeo tenha sido o formato preferido nas redes sociais nos últimos tempos, vamos concordar que o “Zoom fatigue” está acontecendo e as pessoas estão saturadas.

Por outro lado, o áudio, está voltando. Além dos podcasts, que vem crescendo bastante nos últimos 3-4 anos, o áudio não exige produção do ambiente e dos participantes, o que é uma delícia, vamos combinar. No Clubhouse, o ambiente é mais leve e espontâneo. Pode ser uma boa plataforma para bater papo com um grupo de clientes ou esclarecer dúvidas dos viajantes ou falar sobre um produto novo.

 

  1. Acompanhar tendências do turismo

Existem centenas de salas e debates sobre Viagens no Clubhouse. Muitos grupos estão conversando sobre o futuro deo turismo durante e depois da pandemia, as expectativas dos profissionais do setor, receios dos clientes, etc. Assim, é um ótimo canal para se manter antenado.

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  1. Saber a opinião dos viajantes

Sabemos como as mídias sociais revolucionaram a forma viajamos e compartilhamos nossas experiências. E podemos “escutar” o que os clientes falam sobre nossas marcas no Google, TripAdvisor, Facebook ou OTAs, como Expedia ou Booking.

Mas o Clubhouse permite outra possibilidade de interação entre a marca e seu público-alvo. Com áudio, e sem a obrigação de se ver, algumas pessoas podem se sentir mais confortáveis compartilhando necessidades e desejos sobre os próximos serviços.

 

Conclusão: Clubhouse para Turismo vale a pena?

Assim como toda novidade, o Clubhouse é algo novo e cheio de atrativos. Vai ser interessante acompanhar como destinos, hotéis, operadoras, etc. vão adotar essa nova rede social. Uma coisa é certa: o Clubhouse ainda vai crescer muito.

O formato também ajuda a ficar bastante tempo conectado. Já que basta entrar em uma das salas e ouvir tudo enquanto realiza outras tarefas.

Com certeza, vale a pena conhecer a rede social Clubhouse e navegar pelas salas e entender como funciona essa plataforma. Enquanto você avalia se faz sentido para o seu negócio, vai lá e garante o domínio da sua marca.

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