O TikTok é uma rede social chinesa, criada em 2016, para compartilhar vídeos curtos e divertidos. TikTok no turismo vale a pena? Ao contrário do que muita gente pensa, o TikTok pode ser usado de forma estratégica, como rede social para divulgar viagens.

Se você está lendo este artigo, é porque tem curiosidade sobre o assunto. E mesmo que chegue à conclusão de que não faz sentido para o seu negócio, considero importante entender a ferramenta e acompanhar todas as novidades e tendências relacionadas às viagens.

Mas vamos por partes. Até porque tem havido uma certa polêmica em torno do TikTok. Vamos entender como funciona, número e perfil de usuários e etc., para então avaliarmos as marcas de turismo que já estão na rede.

TikTok – Características e perfil de usuário

Inicialmente, o TikTok era uma rede social mais juvenil, que possibilitava compartilhar dancinhas e coreografias aleatórias. Mas a plataforma cresceu bastante e já é o aplicativo mais baixado no mundo em 2020. Só no primeiro trimestre, foram 315 milhões de downloads.

De acordo com relatório da Infobase Interativa, o TikTok é a quarta maior rede social do mundo em número de usuários, com 1,5 bilhão de internautas mensais. Cerca de 40% deles têm entre 16 e 24 anos.

Devido à grande quantidade de conteúdo “bobo” e engraçado, muitas pessoas pensam que o TikTok é uma rede social para crianças e adolescentes. Exatamente igual quando surgiu o Instagram. E hoje o Instagram é usado em praticamente em todos os segmentos de negócios, por diversas faixas etárias, permeando centenas de nichos de consumidores.

Ao atingir um público jovem com vídeos curtos sobre dança, arte, maquiagem e música, o TikTok ganhou força e virou uma espécie de pesadelo para o YouTube e Instagram. Recentemente a rede social do Zuckerberg adicionou novo recurso em alguns países, inclusive no Brasil, o Reels, justamente para concorrer com o TikTok.

Diversas grandes marcas como Ambev, McDonalds, Starbucks, dentre outras já usam o TikTok nas suas estratégias de marketing. A Nestlé, no entanto, inovou e usou a rede social num processo seletivo interno.

Isto mostra como a aceitação do TikTok vem aumentando gradativamente.

TikTok – como funciona e porque faz tanto sucesso

O aplicativo permite que sejam criados vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos, e incluídos efeitos especiais com o próprio celular. As possibilidades de uso desses recursos, incluindo música, fazem sucesso entre os usuários.

Apesar de ter começado com danças e outras gracinhas, hoje também é possível acompanhar vídeos sobre saúde, mercado de ações, viagens e até política no TikTok.

O tipo de conteúdo e a linguagem dessa rede social são bem diferentes das outras.

Outro motivo para ter conquistado tantos usuários, é que os algoritmos do TikTok são mais precisos e mais capazes de veicular os vídeos com maior potencial para viralizar, o que é tudo de que uma rede social precisa.

 

TikTok para divulgar Turismo

Justamente em função do formato e linguagem diferentes das outras redes sociais, no TikTok as marcas têm que ser mais criativas e ousadas na comunicação.

Geralmente os resorts e hotéis mostram suas piscinas, de bordas infinitas, tudo bem parecido. Ao longo de uma semana, o usuário da rede social, visualiza centenas de imagens parecidas. Dificilmente ele poderia identificar, dentre todas as imagens que vê e processa ao longo de uma semana, qual corresponde a cada hotel.

É interessante, para se diferenciar dos competidores, buscar fazer algo diferente. E o TikTok pode ser um excelente canal para isso.

No ano passado, o TikTok lançou o seu próprio desafio através da #TikTokTravel em mais de 100 países. A campanha tinha como objetivo incentivar os viajantes a compartilhar momentos das suas viagens, usando esta hashtag.

Essa ação foi bem interessante para os destinos que chegaram cedo ao TikTok, como Japão, Los Angeles, Indonésia ou Seul. Consequentemente, acabou também influenciando hotéis e companhias aéreas.

Órgãos de turismo de diversos destinos, como Los Angeles, Dubai, Seul, Japão, Vietnã, Indonésia, estão usando o TikTok para promover suas atrações forma nova, envolvente e criativa.

Os vídeos variam entre os criadores de conteúdo interagindo com a natureza e usuários fazendo imersões em diferentes culturas, com atividades como degustação de comida de rua, possibilitando experiências locais únicas.

O perfil de Dubai apresenta as diversas experiências que podem ser vivenciadas no destino, como essa abaixo. Clique aqui para ver o vídeo

Influencers no TikTok

Assim como no início das outras redes sociais, os influenciadores que fazem sucesso no TikTok são novos, são nativos dessa plataforma. Eles não eram conhecidos em outros meios como rádio, televisão e na mídia tradicional. Mas aprenderam a gerar conteúdo interessante, usando uma linguagem diferente e passaram a atrair milhares de seguidores.

Alguns deles ganharam milhões de seguidores e são conhecidos como verdadeiras celebridades, atuando inclusive em campanhas publicitárias. No Brasil, a maior conta (ou pelo menos uma das maiores) de viagens no TikTok é do @danielfaouakhiri, com mais de 440 mil seguidores.

 

Reels x TikTok

Quando o Snapchat representou uma ameaça ao Instagram, esta rede social criou os stories, que fizeram (e ainda fazem) tanto sucesso.

Agora, para enfrentar o TikTok, o Instagram criou o Reels. Este  recurso tem como objetivo concorrer com o aplicativo chinês e traz a possibilidade de editar vídeos curtos, de até 15 segundos, diretamente no Instagram. Você pode publicar nos stories ou no Reels.

O Reels permite criar vídeos divertidos, unir vários trechos de vídeos, adicionar músicas e uma série de efeitos personalizados.

O recurso já está sendo muito usado pelos usuários da rede, principalmente aqueles que curtiam o TikTok. Um dos principais motivos do lançamento já estar fazendo sucesso, assim como os outros recursos, é que o Instagram aumenta a taxa de entrega dos perfis que usam o Reels. Vídeos criados com o Reels aparecem em destaque e com mais frequência no explorar. Uma ótima motivação para as marcas que buscam engajamento.

 

Afinal, vale a pena ou não usar TikTok para promover turismo?

Sabemos que o número de usuários está crescendo, mas que ainda existe muito preconceito em relação ao TikTok. Muita gente acha que é só distração.

Outra questão também tem aumentado a polêmica em torno do TikTok. A proibição do uso da rede social em alguns países, como Índia, e também em algumas empresas nos Estados Unidos, como Amazon. Será que a rede social pode ser usada para explorar dados dos usuários? Mas Facebook, Apple, Google e outras marcas também nos vigiam o tempo todo e não sabemos (ou pelo menos eu não sei) quais informações usam…

A verdade é que a evolução dessa rede social é inegável. Hoje ainda são bem poucas as marcas de turismo que exploram o TikTok. Para aquelas que desejam alcançar o público jovem têm condições de atuar, profissionalmente, em mais um canal, agora é a hora perfeita de entrar.

É importante avaliar se faz sentido para sua marca hoje ou no futuro próximo. E acompanhar como os brasileiros estão “curtindo” essa mídia. Na dúvida, vai lá é faz o seu perfil. Assim, se decidir entrar mais tarde, seu domínio estará garantido.

#FicaDica 😉