Vivemos uma crise inédita, que assola o mundo todo e o turismo é um dos setores mais afetados. Nas primeiras semanas ficamos em choque, tentando entender como o Coronavírus impactava no turismo. Depois, as formas de manter os negócios funcionando e dentre elas, como o marketing digital pode ajudar o turismo na crise da Covid-19?

Depois de acomodar clientes, administrar cancelamentos, remarcações e organizar as finanças, é importante entender como trabalhar a comunicação da empresa ou destino turístico com o mercado durante a Covid-19. Não podemos ficar “mudos”, ao contrário, é hora de nos comunicarmos muito bem com os nossos clientes.

Então, aqui vão 5 dicas de como o marketing digital pode ajudar o turismo na crise da Covid-19:

  1. Proteger a marca

No primeiro momento, foi importante orientar os clientes a remarcarem suas viagens e permanecerem em casa. Assim como cuidar dos funcionários, fornecedores e familiares.

Agora é o momento de proteger a marca. As pessoas estão passando mais tempo online e sua marca tem que estar presente, solidária e positiva.

Uma questão bem relevante neste momento é fornecer informações claras e atualizadas sobre como sua empresa está lidando com os impactos do Coronavírus. Além da questão do cancelamento/adiamento, como estão os cuidados com as pessoas (clientes, funcionários, fornecedores e parceiros)?

Outro aspecto importante é atualizar as perguntas frequentes (FAQs – frequente asked questions) no site, stories do Instagram, e-mail marketing e etc. O que as pessoas estão perguntando quando ligam ou mandam mensagens? Como sua empresa pode ajudar? Qual mensagem positiva passar?

Atualizar o FAQ também ajuda a melhorar o posicionamento da marca nas buscas orgânicas do Google.

É recomendável também rever todo investimento em campanhas publicitárias: Google Ads, Facebook e Instagram Ads, etc. Afinal, faz sentido pagar pelo tráfego se os consumidores não estiverem comprando viagens?

 

  1. Valorizar a marca

Atitudes positivas, doações, responsabilidade social são muito bem vistas. E neste momento delicado acabam gerando MUITO valor para as marcas. Portanto, é fundamental repensar o marketing digital do turismo na covid-19.

Startups colaboram com organizações de saúde para conter o vírus. Hotéis recebem profissionais da saúde, para que não precisem voltar para casa e correr risco de contaminar suas famílias. Empresa de bebidas fabrica álcool gel para doar aos hospitais públicos. Companhia aérea transporta gratuitamente os profissionais da saúde que viajam a trabalho. Ou seja, agora é o momento da solidariedade. Como cada um de nós e como as nossas empresas podemos contribuir nesse momento delicado que vivemos?

Manter uma comunicação positiva e estar perto do cliente neste momento geram valorização da sua marca. Então, fique firme. Nada de suspender sua comunicação com clientes e leads nessa fase. Todos estamos online e para valorizar sua marca, é necessário fazer esforço extra agora, usando a criatividade para estar próximo deles.Tenho acompanhado diversas iniciativas excelentes de destinos e empresas turísticas nessas últimas semanas. Particularmente, a campanha #Haverátempo, criada pelo Turismo Centro de Portugal, na minha opinião, foi a mais criativa e bem sucedida. Veja aqui.

 

  1. Passar confiança é essencial

É recomendável ajustar as mensagens e toda a comunicação da empresa procurando passar confiança em torno da marca à medida do possível, oferecendo por exemplo, flexibilidade e opção de mudança e/ou cancelamento.

Diversas empresas estão fazendo isso. É fundamental mostrar tranquilidade e que por parte da empresa há flexibilidade e facilidade para ajudar o cliente.

Agente de viagens, atenção: é hora de mostrar o valor dos profissionais do turismo. Mais do nunca os viajantes estão valorizando o trabalho dos experts. Como vocês estão contribuindo para a resolução dos problemas? Como agiram para reacomodar os clientes? Mostre o seu valor, a importância de ter rede de bons fornecedores, etc.

Hoteleiros, sei que o momento é crítico, mas mostrem que logo as portas estarão abertas para receber os clientes, que vocês estão tomando todas as medidas necessárias para manter a segurança dos hóspedes, e por aí vai.

 

  1. Criar estratégia de marketing digital para o período pós Covid-19

Podemos não saber quando, mas sabemos que as pessoas voltarão a viajar. Na China, os consumidores já voltaram a passear, visitar atrações e destinos próximos. Na Europa, especialistas estimam que a demanda por viagens volte a aquecer a partir de maio.

A estratégia de marketing digital sempre exigiu uma mistura de arte (inspiração, criatividade) e ciência (dados, indicadores, objetivos) e as dificuldades para acertar essa dose são aumentadas em tempos de incerteza, como durante o surto de coronavírus.

Dependendo do seu público alvo, é possível desenhar um possível cenário e pensar nas estratégias de marketing.

Destinos de pouca distância serão os primeiros a recuperarem os fluxos. O público alvo com maior potencial para os hotéis são turistas que estão mais próximos, que viajam de carro.

Veja como elaborar o plano de marketing digital aqui 

 

  1. Manter os clientes que cancelaram

Por último, mas não menos importante, como manter os clientes que compraram e tiveram que remarcar ou cancelar suas viagens? Afinal, as empresas têm seus contatos (nome, whatsApp, email, etc.). Que tipo de comunicação pode ser criada para encorajá-lo a remarcar sua viagem?

É importante aproveitar essa oportunidade para estabelecer uma relação personalizada e demonstrar que pode seguir confiando na marca, e quem sabe oferecer alguns benefícios? É hora de mostrar porquê o cliente pode continuar confiando na empresa.

Vamos precisar de imaginação. É uma questão de ter resiliência e muita criatividade agora.

Sabemos que a crise vai passar. Somos seres sociais e amamos conhecer lugares, culturas e pessoas. Assim que o mundo se mostrar um lugar seguro novamente, todos voltaremos a explorá-lo.

Enquanto isso, vamos ficar firmes. Usar nossos recursos (principalmente o tempo) para colocar os projetos em prática. Vamos unidos, porque juntos encontraremos as melhores soluções para o nosso turismo.

#VamosJuntos