Todo final de ano é assim: paramos para analisar tudo o que aconteceu (ou não) no ano, projetos bem sucedidos, outros que nem foram iniciados, surpresas que apareceram no caminho, etc. Também pensamos e planejamos as ações para o próximo ano e ficamos atentos às novidades e às 5 principais tendências do turismo para 2020.

Já saíram algumas listas dos destinos que serão mais procurados, mas eu gostaria de apontar o que considero as 5 Principais Tendências do Turismo em 2020 para a indústria de viagens. Meu objetivo é dar insights para os profissionais de turismo, mostrando o panorama do turismo global, para que cada empresa possa escolher o seu melhor caminho.

5 Principais Tendências do Turismo em 2020

1. Mobile, mobile e mobile

Vocês já devem ter ouvido a expressão “Mobile first”, que significa que a prioridade de qualquer empresa deve ser oferecer facilidades aos clientes através do mobile. E isso vai muito além de ter site e redes sociais.

tendências do turismo

Estamos vivendo a Transformação Digital no Turismo e as empresas devem facilitar formas de contato, visualização dos produtos, processos de reserva, etc. Se não estiver na palma da mão, de forma bem amigável, essa empresa não tem chance de sobreviver na era digital.

Os clientes desejam, ou melhor, exigem que as empresas estejam disponíveis em diversos canais digitais e que possam dar toda assistência necessária online.

O que sua empresa pode fazer para ficar na palma da mão do seu cliente?

2.Experiências e mais experiências

A PhocusWright estima que em 2019 o faturamento da venda de experiências no mundo gere US$ 183 bilhões. Não só os jovens, mas os turistas de uma forma geral, buscam muito mais que atrações turísticas. Todos nós queremos viver experiências diferentes nos destinos, independente de estarmos viajando a trabalho ou lazer.

Assim, todas as empresas de turismo, desde atrativos até hotéis e pousadas, passando por operadoras, agências de receptivo, restaurantes, bares e etc., precisam desenvolver experiências autênticas, aquelas que já falamos aqui várias vezes, que o turista volta maravilhado e com maior bagagem (de conhecimento).

Portanto, é fundamental investir em experiências sensoriais, que conectem os viajantes ao lugar, a sua gastronomia, sua cultura e sua gente.

Para isso, é necessário munir-se de muita criatividade e inovação. Acima de tudo é importante saber ouvir o cliente, entender o que o surpreende, o que ele busca e valoriza.

As experiências não precisam ser sofisticadas e complexas. Elas precisam ser autênticas. Uma oficina de gastronomia típica, jantar harmonizado ou às cegas, um passeio de bicicleta pelos vinhedos, ou passeio romântico no por do sol, comer nas alturas ou no fundo do mar, um picnic surpresa no final da caminhada na reserva natural, dentre muitas outras.

Mendoza é um destino que vem explorando muito bem as experiências e logo vou poder compartilhar mais detalhes….

Tendências do turismo

Leia mais sobre experiências turísticas aqui 

3. O poder do marketing digital

Praticamente toda viagem começa atrás de uma tela. Segundo o Google, 52% dos viajantes começam a sua jornada de compra nas buscas do Google e 32% no Youtube. Se a sua marca não aparecer para o potencial viajante nas primeiras etapas da jornada, ou seja, pesquisa do destino e planejamento da viagem, ele sequer irá considerar comprar na sua empresa.

Ter presença online e boa reputação no mundo digital são requisitos fundamentais para toda empresa do turismo.

As ferramentas de marketing digital ficam cada vez mais “inteligentes” com uso de automação, dados, etc. Mas importante mesmo é ter um bom plano de marketing, definindo claramente qual é o público que pretende atrair e as estratégias que serão usadas para este fim. Veja como fazer o plano de marketing da sua empresa aqui

 

4. Foco na sustentabilidade

De acordo com o Conselho Mundial do Turismo (WTTC, 2019), 40% dos viajantes estão dispostos a pagar mais caro para empresas de turismo que têm boas práticas sustentáveis, sejam ambientais ou sociais.

Portanto, hotéis, pousadas, restaurantes, bares e outras empresas do setor de turismo devem atentar para essa tendência e implementar nas suas empresas práticas sustentáveis. Desde uso de energia limpa, lâmpadas de baixo consumo, reciclagem, preferência por produtos locais, até apoio às comunidades, grupos culturais ou esportivos.

É fundamental que essas empresas divulguem as boas práticas nos seus canais. Vejo que muitas empresas esquecem dessa etapa, que é super importante. Afinal, como o seu cliente vai te valorizar se ele não souber que sua empresa tem essas iniciativas bacanas?

Quer criar práticas sustentáveis na sua empresa? Veja aqui

5. Inovar sempre

Esse deveria ser o mantra de qualquer empresa na era digital. A única certeza que temos é que as mudanças serão cada vez mais frequentes e mais rápidas. 

Precisamos ficar atentos, acompanhar todas as tendências do turismo, e principalmente do viajante 4.0 (logo logo será o viajante 5.0) e avaliar o que é adequado para o nosso negócio, inovando nos produtos, processos operacionais, formas de comercialização e distribuição, etc.

Essas são, na minha opinião, as 5 Principais Tendências de Turismo para 2020.

Resumindo: o viajante 4.0 usa o celular em todas as etapas da viagem e busca experiências personalizadas no destino, em detrimento dos serviços massificados. Valoriza as empresas que fazem a sua parte para cuidar do meio ambiente ou da sua comunidade. Acima de tudo, busca novidades e idolatra as marcas inovadoras.

Ótimo 2020 para você e toda equipe da sua empresa!