Todos sabemos que , competir com as grandes OTAs (Online Travel Agencies) como Booking, Expedia, Decolar, dentre outras, não é fácil. Nem para os hotéis, nem para as agências de viagens. Essas empresas investem pesado em marketing online. E atrair o cliente direto é cada vez mais desafiador.

Mas isto não significa que as pequenas e médias empresas de turismo não devem buscar “seu lugar ao sol”. Ao contrário, existem técnicas e ferramentas que devem ser exploradas para que sua marca fique melhor posicionada no mundo digital.

5 dicas para competir com as as grandes OTAs

  1. Crie produtos inovadores

É claro que se sua empresa oferece exatamente o mesmo produto, fica bem mais difícil competir com as grandes OTAs. Se você quer se destacar, quer navegar no oceano azul, precisa criar uma cultura de inovação na empresa e desenvolver diferenciais que sejam percebidos pelos clientes.

As agências de viagens, como eu já disse várias vezes, devem pensar em roteiros mais elaborados, nichos específicos ou destinos diferenciados/mais complicados.

Da mesma forma, hotéis e pousadas precisam criar diferenciais. Há hotéis que se especializaram em práticas de bem estar, outros que têm a cerveja como tema (para atrair o público cervejeiro), assim como alguns oferecem workshops de vinho, azeite, gastronomia, etc.

Pense assim: por quê o cliente escolhe a minha empresa e não a que está a um clique de distância?

marta poggi

  1. Publique conteúdo especializado

Não basta ter um excelente produto turístico! Ele tem que estar na prateleira certa do mercado turístico para ser encontrado pelo cliente certo. Assim, é fundamental criar conteúdos originais sobre o tema/nicho/destino que sua empresa atua.

Explore os seus diferenciais nesses conteúdos, de forma que o potencial cliente se conecte com a sua proposta. Estamos falando de conteúdos para sites, blogs, redes sociais, newsletter, etc.

Se o seu hotel, por exemplo, tem área de eventos ou trabalha com serviços de buffet, é fundamental que esta informação esteja visível.

Veja 5 dicas para ter sucesso com as redes sociais  aqui.

 

  1. Invista nas campanhas publicitárias

É muito importante investir em Adwords, que são os anúncios no Google, Facebook, Instagram, etc. No entanto, NÃO use palavras chave como “hotel em São Paulo” ou “pacote no nordeste”. Essas palavras são compradas pelas OTAs e para competir com esses gigantes você terá que investir pesado.

Aposte nas buscas de cauda longa, ou seja naquilo que te diferencia dos concorrentes, e que é coerente com a sua proposta de valor.

 

  1. Cuide da reputação online

A reputação online é essencial, pois cada vez mais tomamos decisões com base na opinião de outros consumidores. Acreditamos mais na opinião dessas pessoas (que nem conhecemos) que em publicidade. Portanto, o que os clientes dizem sobre a sua empresa e os seus produtos é extremamente relevante para a tomada de decisão de outros consumidores.

As agências de viagens devem acompanhar de perto as avaliações no Google My Business. Já os hotéis e as agências de receptivo precisam cuidar muito bem da sua reputação tanto no TripAdvisor como no Google My Business.

Vejo nas consultorias que as avaliações no Google crescem muito mais rápido que no TripAdvisor. Isto acontece porque o próprio Google pede para o usuário, principalmente aquele que usa Android, avaliar o estabelecimento.

Portanto, lembre o seu cliente de avaliar sua empresa. Facilite o trabalho dele enviando o link direto. Hoje nós queremos tudo literalmente na palma da mão.

Neste quesito, nenhuma grande empresa pode competir com você, já que você é o dono da empresa.

Veja mais sobre reputação online aqui

 

  1. Invista nos vídeos online

Já falei diversas vezes que os vídeos online tendem a representar 80% de todo tráfego na internet em 2020. Sabemos da importância dos vídeos para posicionar as marcas nas buscas orgânicas do Google e do YouTube, que é a segunda plataforma site mais acessada no mundo.

Além disso, o vídeo vende! Quando assistimos a um vídeo de 1 minuto ou menos de algum destino, ficamos empolgados e queremos viajar.

Da mesma forma, ao ver um vídeo 360º de um hotel, decidimos se aquela é ou não a melhor opção para nossas férias.

As mudanças no mercado de turismo, assim como em outros setores, têm sido muito rápidas. Precisamos correr muito para acompanhá-las. Mas, como eu sempre digo: isso não é opcional. Se queremos crescer, temos que agir como os grandes. Bora trabalhar?