O marketing digital e a tecnologia tornaram-se fortes aliados e são cada vez mais importante para as empresas e os destinos turísticos. Os empresários e os profissionais do turismo aos poucos percebem a importância dos recursos tecnológicos para aprimorar suas estratégias de comunicação e vendas e atender aos desejos do viajante 4.0. Assim, vou apontar 7 Tendências de Marketing Digital para Turismo em 2019:

  1. Redes sociais – mais importante que nunca!

Ok, o Facebook está chato, mas o Instagram é cada vez mais importante para as marcas de turismo. Alguns destinos, como Visit Scotland, apostam pesado nessa rede social porque entenderam que os usuários escolhem seus destinos de férias a partir das imagens e vídeos visualizados no Insta. Ter uma estratégia sólida ajuda a empresa ou destino a atrair e reter clientes,  posicionar e divulgar a marca para novos públicos.

Uma pesquisa da Schofields revela que 40% dos Millennials escolhem destinos, hotéis e restaurante que são Instagramáveis! Eles buscam locais que podem bombar suas redes sociais

tendências de marketing digital para turismo

 

2. Site responsivo –  uma prioridade

Parece ultrapassado afirmar que a empresa deve ter um site responsivo, que abre em qualquer dispositivo. Mas é fundamental que o usuário possa navegar no site, fazer reserva online e interagir com a empresa pelo celular.

Importante mencionar que o site, além de acessível no mobile, também deve ser de ótima qualidade, em termos de layout, conteúdo, navegabilidade. Caso contrário, o potencial cliente clica no concorrente ao lado.

  1. Otimização do SEO local

O SEO (Search Engine Optimization) ajuda o internauta a marca ser encontrada pelo potencial cliente. Quando se otimiza palavras chave referentes ao local, a empresa fica mais visível para o cliente que está próximo. Esta estratégia é especialmente interessante para hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos, agências e outras empresas que têm loja física. E pode ser implementada no Google Meu Negócio, TripAdvisor, etc.

  1. Vídeo – forte aliado na estratégia de marketing

Ao escolher destino, hotel ou passeio o viajante quer ver imagens que rapidamente traduzam a experiência que terá durante a viagem. As fotos sempre foram ótimas para mostrar lugares, quartos de hotéis, etc., mas uma maneira mais eficaz de oferecer uma ideia geral é por meio do vídeo.

De acordo com pesquisa da Wordhotels, 80% dos internautas preferem ver vídeo a ler o mesmo conteúdo em texto.

  1. Foco no conteúdo

O marketing de conteúdo é uma parte importante da estratégia do marketing do hotel, agência, destino, etc. Trata-se da criação e compartilhamento de material online, como vídeos, artigos de blogs e mensagens de mídia social que não promovem diretamente a marca, mas buscam estimular o interesse em seus produtos e serviços.

Entenda melhor sobre marketing de conteúdo aqui.

  1. Inteligência Artificial

O desenvolvimento tecnológico afeta várias áreas e fica cada vez mais próximo do marketing digital. Uma das tendências que já vemos na prática é a utilização de inteligência artificial pelas marcas de turismo (destinos, hotéis, receptivos, etc.), por veio dos chatbots.

Esses robôs servem para interagir com o público de uma maneira que humanos não conseguem. São muito mais rápidos, atuam 24/7 e atendem os clientes de maneira pessoal, alguns até com senso de humor e personalidades próprias. Eles podem atuar nos aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Messenger e outros.

Esses robôs podem ajudar os clientes a comprar produtos online, reservar ingressos de cinema e mesas em restaurantes, esclarecer as dúvidas mais comuns e muitas outras funções.

Leia mais sobre tecnologias que impactam nos negócios turísticos aqui.

  1. Busca por voz – Assistente do Google já reserva hotel nos EUA

Outra tendência forte para 2019 é  pesquisa realizada por meio da voz, utilizando os assistentes virtuais. Segundo a ComScore, até 2020 metade de todas as consultas de pesquisa serão realizadas por meio da voz.

Nos Estados Unidos, já é permitido fazer reservas de passagem da United Airlines ou check, bem como reservas em hotéis, utilizando o comando de voz. Logo essa facilidade deve se expandir para o mundo todo.

Já nos acostumamos com algumas tendências e outras parecem o mundo dos Jetsons. A verdade é que as mudanças são cada vez mais rápidas e não nos resta alternativa a não ser correr para pegar um trem de alta velocidade e sentar na janelinha.

Feliz 2019 a todos!