O Facebook ainda é a principal mídia social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e, portanto, com milhares de potenciais viajantes, que usam a rede social para se conectar com outras pessoas, seguir marcas e reunir informações sobres os assuntos que lhes interessam.

Mas, como o Facebook trabalha com algoritmo  que faz com que seus posts sejam visualizados por apenas 3% da sua base de curtidores, é necessário usar a rede social com estratégia. Então, vou compartilhar 10 dicas que vão melhorar o marketing da Agência de Viagens no Facebook.

1. Faça perguntas

Rede social é conversa, relacionamento. Portanto, o objetivo é criar diálogos. Não basta transmitir mensagens promocionais, você deve se esforçar para envolver seu público. Fazer perguntas é uma boa forma de iniciar uma conversa.

2. Cuidado com o conteúdo

Já falei diversas vezes aqui no blog que o conteúdo é rei, ou seja, é a partir do conteúdo que atraimos visitantes para o site e canais sociais e também mantemos relacionamento com leads e clientes. Como regra, os especialistas recomendam que a cada 5 posts, 4 devem ser conteúdo relevante para o seu público alvo e a 5° pode ser uma oferta, ou seja, um post falando da sua empresa ou dos seus produtos. Geralmente as agências de viagens postam ofertas demais e isso pode espantar os curtidores.

3. Seja criativo

Use a criatividade na hora de postar o conteúdo. É interessante combinar os diversos tipos de conteúdo, como por exemplo vídeos, fotos, perguntas, informações etc.

4. Compartilhe seus vídeos de viagens

Os vídeos são excelentes para chamar atenção dos internautas e para promover viagens são ainda mais importantes. Se sua agência de viagens tem vídeos próprios ou canal no Youtube, a dica é subir o vídeo diretamente no Facebook, ou seja, não compartilhe o link do Youtube (o Facebook dá mais relevância para os vídeos inseridos diretamente na plataforma). E caso não tenha seus próprios filmes, você pode encontrar no Youtube ótimos vídeos de destinos, que dão muita vontade de viajar.

5. Incentive a ação

Os internautas precisam ser “direcionados” para alguma página ou site. Publique posts com chamada para ação, como “Curtir”, “Baixar”, “Solicite orçamento”, dentre outras.

6. Promova sua Fan Page

Lembre de colocar o botão da sua Fan Page no site, cartão de visitas, e-mail marketing e materiais promocionais. Assim, você já informa seu público sobre que tem uma página no Facebook.

7. Explore a página “sobre”

Observo que muitas agências de viagens não utilizam a página “sobre” de forma adequada. Esta página está para o Facebook assim como a página “quem somos” está para o seu site. Ou seja, explore bem o conteúdo, divulgue o seu diferencial, compartilhe todos os seus contatos, horários de funcionamento e etc.

8. Divulgue seus tours

Essa dica vale principalmente para as agências de receptivo, que podem criar uma aba específica para divulgar tours, passeios e outros serviços. Dá para incluir preço e colocar chamada, como por exemplo, “clique aqui” ou “reserve agora”, levando o usuário para o site de compra.Outra dica bacana, que vale para saídas específicas, é criar um evento na sua fan page e convidar as pessoas para participar, exemplo: fim de semana em Itatiaia com a agência xyz.

9. Seja consistente

Nada pior que um site ou página no Facebook desatualizado. É muito importante ter consistência e frequência nas postagens. Mesmo que seja um post por dia, se organize para manter esse cronograma.

10. Encontre o melhor horário de postgem

Muita gente me pergunta qual é o melhor horário para publicar os posts no Facebook. Na verdade essa resposta depende muito do perfil do seu público. Há empresas que postam bem cedo (7h da manhã por exemplo) e no fim do dia (19h) e tem bons resultados e outras que postam à tarde, pois descobriram que é o horário com maior engajamento. Portanto, verifique qual é o horário que funciona melhor para os seguidores e manda bala!

Esqueci de alguma dica? Tem algo que você faz e dá muito certo? Me manda seus comentários, ok?