Esse foi o título da minha palestra na ABAV Expo 2016. Fiquei muito feliz com o carinho de alguns leitores do blog que conheci pessoalmente nos dois dias que palestrei. Mas o tema chama a atenção de diversos agentes e profissionais do turismo porque é super atual e um grande desafio para todas as empresas, de qualquer segmento ou porte. Simplesmente não há como ignorarmos a força do “social marketing” para as organizações.

Assim, vou fazer um breve relato dos pontos que considero mais importantes para agências de viagens, receptivos, operadoras, hotéis, empresas de eventos e destinos turísticos.

1) A primeira coisa é entender que estamos todos conectados o tempo todo. Não existe mais a separação do online e offline. Estamos ONLIFE. E isso faz toda diferença, temos hoje comportamentos diferentes, hábitos diferentes para fazer negócios, nos relacionarmos com amigos, parentes, clientes e fornecedores. Por que seria diferente com o nosso cliente? Ele está super bem informado e empoderado.

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2) Sempre me perguntam: “por quê as minhas redes sociais não vendem?” E eu respondo: “porque elas não foram criadas para vender”. Simples assim. Elas são redes de relacionamento. Ou você entra no facebook para pesquisar algum produto para comprar?

3) Para ter sucesso nas redes sociais é fundamental entender que:

redes sociais servem para relacionamento entre a marca e o potencial cliente. Você tem que criar conteúdos interessantes para atrair o visitante para o seu site canal na mídia social, transformá-lo em lead (seguidor do Instagram, fã da sua fan page ou assinante do seu blog), e a partir daí começar um relacionamento, que deve evoluir para compra. Ou seja, a lógica é outra e o grande desafio é produzir conteúdo interessante e útil para esse potencial cliente.

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não adianta traduzir o analógico para o digital – ou seja, é necessário desenvolver uma alma digital.

– hoje há novos valores, comportamentos e significados

4) O conteúdo é o que realmente faz a diferença nas mídias sociais. Não adianta replicar conteúdo da operadora ou só compartilhar links que você acha interessante. É necessário planejar o conteúdo que será interessante para o seu público e de preferência usando os formatos de imagens, vídeos e GIFs. É o conteúdo que vai nutrir o relacionamento com o lead e transformá-lo em cliente (observe como você já se comporta assim em relação às marcas que você curte).

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5) Faça o plano de ação para as suas mídias sociais. Estabeleça objetivos, público alvo, frequência de postagem , etc. Você pode baixar o ebook gratuito aqui.

6) Invista nos vídeos – até 2020 cerca de 80% de todo tráfego da internet será no formato de vídeos. Portanto, comece já. Não se preocupe com super produções, roteiros muito rígidos, etc. Os internautas estão adorando os vídeos ao vivo, que você pode fazer com seu smartphone. Leia o post sobre o Facebook Live aqui, e veja como a ferramenta ajuda a promover negócios do turismo.

7) Explore o Inbound Marketing – as estratégias são simples e geram MUITOS resultados. Você pode entender melhor como funciona neste artigo aqui.

8) A tecnologia é um meio e não um fim para alcançar os seus objetivos e deve ser usada com estratégia. Não adianta ter uma Ferrari na garagem, se você não sabe ou não pode dirigir.

A grande mensagem final é que não adianta fazer ações pontuais ou isoladas. Todas as estratégias, ações, posts nas mídias sociais devem ser muito bem orquestrados. E isso é feito no plano de marketing digital!

Aqui você lê um resumo da palestra no portal do Panrotas.

As palestras da Vila do Saber foram transmitidas ao vivo no Youtube. Se você quiser assistir, clique aqui.

E se você conhece alguém que pode aproveitar esses conteúdos, por favor compartilhe. Eu agradeço! 🙂