Atendendo ao pedido de um leitor, neste artigo vou explicar como utilizar o Facebook Live, a mais nova ferramenta do Facebook para engajar sua audiência e promover sua empresa, viagens e destinos turísticos.

É bem provável que você já tenha assistido a uma transmissão ao vivo no Facebook, realizada por alguma editora, destino, empresa, etc. As lives do Facebook, como são conhecidas essas transmissões, possibilitam que qualquer pessoa faça vídeos ao vivo para os seus curtidores, direto do seu smartphone.  As pessoas que estiverem conectadas no Face recebem um alerta de que a empresa x, ou o amigo y, está numa transmissão ao vivo e você pode assistir, fazer perguntas, curtir, comentar, etc.

Já comentei com vocês que o Facebook está valorizando os vídeos ultimamente. Atualmente as Lives são o formato de conteúdo que o Facebook mais valoriza. Por isso, ela surge como uma ferramenta super poderosa, pois gera de 10 vezes mais engajamento que um post normal. E isso é fantástico em tempos que o Facebook mostra seus posts para uma média de 2% da sua base de fãs.

Como fazer transmissões ao Vivo no Facebook em 5 Passos e promover o Turismo

Inicialmente esse recurso ficava disponível para celebridades, mas hoje qualquer pessoa pode produzir uma Live. E você pode utilizá-lo para falar de um determinado destino que pretende vender, comentando sobre a sua experiência por lá, o que visitar, onde comer, etc. Ou ainda pode promover um evento, informando porque as pessoas não podem perdê-lo, como chegar, onde se hospedar, etc.

Facebook-Live-Logo

 

O conteúdo rico será cada vez mais valorizado na internet e você tem que aproveitar essas ferramentas para se conectar com a sua audiência.

Confira 5 Passos para fazer  transmissões ao vivo no Facebook e vender viagens:

1.Definir o tema da Live

Este é o primeiro passo. Mesmo que seja uma transmissão informal, saiba bem o assunto que irá abordar. Já vi jornalistas de viagem ficarem perdidos sobre as características do navio, rota, etc

2. Entrar no aplicativo

O segundo passo é entrar no aplicativo do Facebook para celular (disponível para IOS e Android) e acessar o ícone com câmera e clicar em “Vídeo Ao Vivo”, que está bem no topo da tela, no lado esquerdo.

Se você fizer Live na sua Fan Page, você pode usar o aplicativo Gerenciador de Páginas do Facebook. Na foto abaixo você vê onde eu começaria para inicar a Live do Agente no Turismo.

app

3. Clicar em vídeo e fazer ajustes

Ao entrar no ícone vídeo você deverá fazer pequenos ajustes antes de entrar ao vivo. A primeira coisa é descrever seu vídeo e definir se vai usar a câmera frontal ou traseira do seu telefone. Então, é só iniciar a transmissão. Lembre-se que é fundamental ter boa conexão de wifi, para garantir a qualidade da Live.

4. Realizar a transmissão

O quarto passo é realizar a sua transmissão ao vivo e aqui a grande dica é chamar a atenção das pessoas que estiverem assistindo a sua Live logo nos primeiros minutos, para que o Facebook expanda o alcance para outros amigos ou fãs (se estiver fazendo pela Fan Page).

A outra dica fundamental é interagir com os fãs, fazer perguntas, tirar dúvidas, agradecer, enfim, conversar com quem estiver te assistindo. Afinal, mídia social é relacionamento!

5. Terminar a transmissão

Para terminar a Live você só precisa clicar em “Concluir”, no canto inferior direito da sua tela. Ao final, você receberá uma mensagem que o seu vídeo foi publicado em sua página ou perfil. Outra coisa bacana da ferramenta é que esse vídeo estará disponível na sua página para as pessoas assistirem novamente.

Gostou deste post? Então, faça como o Paulinho Melo e mande as suas sugestões de temas para artigos e ebooks! E se conhecer alguém que possa aproveitar esse conteúdo, por favor compartilhe.

Ah, e se quiser se aprofundar no assunto, clique aqui.