O WhatsApp virou febre no Brasil há alguns anos, devido à agilidade na comunicação, à praticidade de enviar fotos, vídeos, memes, etc. e principalmente por não ter custo. O aplicativo é usado por 990 milhões de pessoas no mundo e não é a toa que o Facebook o comprou por US$ 22 bilhões, em 2014. E como usar o WhatsApp na Agência de Viagens ou operadora?

No Brasil, são mais de 100 milhões de adeptos (praticamente 10% dos usuários mundiais) e por isso chegou até a ser engraçado o pânico que nós brasileiros sentimos quando a justiça determinou o bloqueio do uso do WhatsApp por 48 horas,  no final de 2015. Era o assunto do momento, tamanha dependência que criamos do aplicativo.

Mas, muita gente pergunta: e como usar o WhatsApp nas agências de viagens ou operadora? Seguem algumas dicias:

1) Divulgue no site, no facebook e nos materiais promocionais o WhatsApp da sua agência de viagens (aliás, divulgue TODOS os canais de comunicação, inclusive os perfis nas redes sociais). Este é um excelente canal de comunicação entre seu cliente e a empresa também nas situações de emergências. Por sinal, o atendimento ao cliente é uma das melhores formas de usar o WhatsApp na agência de viagens.

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Como usar WhatsApp nas agencias de viagens

Como usar WhatsApp nas agencias de viagens

2) Muito cuidado com a ortografia das mensagens direcionadas a clientes e fornecedores. É preciso checar o texto antes de enviar a mensagem, pois às vezes o corretor ortográfico dos smatrphones mais atrapalha do que ajuda.

3) Não use o WhatsApp para panfletar, enviar ofertas e promoções. O objetivo é engajar com os seus clientes.

4) Aproveite o WhatsApp para ter feedback dos seus clientes, já que nem todos querem responder formulários de pesquisa.

5) Para ter eficácia no uso do WhatsApp na agência de viagens SEMPRE peça permissão para enviar mensagens pelo aplicativo. As pessoas não gostam (e eu abomino) receber mensagens de empresas que não autorizaram. Isso é muito invasivo. E o uso  do aplicativo para fins comerciais é proibido.

6) Utilize as listas de transmissão para envio de informações que INTERESSAM a um determinado grupo de clientes da sua agência de viagens. Exemplo: uma viagem gastronômica, com saída específica.

7) Aproveite o WhatsApp para ficar “mais próximo” do seu cliente. Trata-se de um canal direto de comunicação. Algumas marcas como KLM já o utilizam como atendimento ao cliente para soluções instantâneas, como por exemplo, remarcação de voos.

No mundo digital tudo  muda assustadoramente rápido e não sabemos até quando o WhatsApp continuará gratuito e sem anúncios. Enquanto isso, vamos aproveitando veja a melhor forma de como usar o WhatsApp na sua agência de viagens ou operadora.

Aliás, o meu WhatsApp é 19 99184-7778 e vocês podem me enviar dúvidas, sugestões, comentários e até solicitar proposta de consultoria para sua agência de viagens ou empresa turística.

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