Sabemos que a grande maioria dos sites das agências de viagens são feitos pela mesma empresa, têm a mesma cara, as mesmas funções e as mesmas restrições. Porém, os proprietários das agências esquecem que o site é uma das principais ferramentas de comunicação com o mercado atualmente.

Recentemente o Google publicou uma pesquisa mostrando que em 60 dias, um turista médio, percorre o seguinte caminho:

  • Faz 38 pesquisas na web
  • Visita cerca de 380 sites
  • Assiste a 5 vídeos
  • 87% de todas essas ações são feitas através do mobile (smartphone)

É impressionante, né? Esse é o comportamento médio do consumidor explica porquê a Emarketer estima que 51% das receitas de viagens nos Estados Unidos em 2016 serão geradas pelo mobile.

site responsivo

E o que isso tem a ver com o tema deste post? Enquanto cresce a importância do mobile na distribuição de produtos turísticos (tenho falado disso há mais de 2 anos), a grande maioria das agências tenta entender porquê o tráfego no site é tão baixo. Veja aqui os principais motivos para o site da sua agência não gerar vendas:

#1 –  Não é responsivo – ou seja, não roda bem em qualquer tipo de tela (computador, tablet e celular). Se o site fica bonitinho apenas para quem abre no computador, ele é inexistente para milhares de consumidores.

#2 – Não tem conteúdo atraente – em geral, sites de agências têm o mesmo jeitão: as fotos são pequenas e as informações são praticamente as mesmas. Mude isso. Planeje o seu conteúdo, fale sobre a sua empresa com “sua própria voz”. Compre fotos bonitas, que fazem as pessoas babar por um determinado destino.

#3 – Não oferece possibilidade de compra – se o turista está navegando na internet no final de semana, procurando opções para passar o próximo feriado, ele quer agilidade. Seu site oferece algum sistema de reserva? Se ele te enviar um email, qual é o prazo médio para respostas? Normalmente, tenho recebido feedbacks depois de 2 ou 3 dias úteis…. E se eu mudar minha opinião nesse meio tempo ou se eu comprar em outro site? Já era….

#4 – Não é facilmente encontrado – como o cliente encontra seu site? Ele está bem indexado? Às vezes mesmo escrevendo o nome da empresa não encontramos no Google. Tem coisa errada aí. Você precisa trabalhar o SEO do site, para que ele seja encontrado nas buscas orgânicas. Isso é fundamental.

buscas organicass

Agora veja como está o seu site. Talvez um ou outro motivo explique a baixa visitação.

Leia também “5 Dicas para deixar o site da sua agência mais eficiente” e “4 Dicas essenciais para aumentar o tráfego do seu site”.