Perdendo vendas para internet?Dificuldade de atrair novos clientes?Dedica tempo para redes sociais, mas não vê resultados? Dólar alto, crise, aumento dos custos…. Uma avalanche de barreiras para sustentar e ampliar o seu negócio. Mas, eu gosto de começar o ano novo com muitas ideias, projetos e entusiasmo, mesmo sabendo que às vezes o ambiente externo é tão inóspito.

Sempre prefiro olhar para as oportunidades de mercado e entender como podemos nos beneficiar em cada situação, em cada momento. E é importante parar para olhar sua empresa e enxergar o que é necessário mudar. E essa época do ano é IDEAL para fazer isso.

Recebi dezenas de feedbacks positivos sobre a minha entrevista ao portal de notícias Hosteltur. Fiquei muito feliz com os depoimentos de alguns empresários e agentes de viagens afirmando que a entrevista foi inspiradora para repensar algumas estratégias e traçar metas para 2016. Se você quiser ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

Mas eu vou apontar os trechos que considero mais importantes :

1) O negócio de agenciamento é perfeitamente viável para todas as agências que têm planejamento estratégico, posicionamento de mercado e esforços de marketing eficazes. É impossível ser ótimo em tudo, como por exemplo atuar no segmento corporativo e vender viagens de lazer no mundo inteiro. Há que se definir nichos, alguns diferenciais e principalmente saber comunicá-los ao mercado consumidor. Existe mercado para todos!

2) Muitas agências e operadoras vêm fechando as portas em função da crise. Mas, enquanto alguns choram, outros vendem lenços. Porém, gosto de pensar que as crises nos forçam a sair da zona de conforto e buscar novas oportunidades de mercado. Foi num contexto parecido que o Airbnb surgiu.

_MG_1180

3) O potencial de vendas do agente de viagens é grande, pois sua expertise é justamente o que faz a diferença no planejamento e na organização da viagem. Ainda, ele tem o poder de influenciar a demanda para um ou outro destino turístico.

4) Todo empreendedor deve entender que a internet é uma aliada e não uma inimiga e elaborar um plano para colocar seu negócio no ambiente online, afinal TODOS os consumidores estão ali e seu negócio não pode ficar fora.

5) Para encantar e surpreender o turista 3.0 é fundamental que o profissional se capacite e se mantenha atualizado. Há diversas formas de fazer isso, e muitas delas estão a um clique de distância.

Recomendo que você leia a entrevista inteira, acessando aqui. E se quiser uma orientação para planejar sua empresa, clique aqui ou me mande um e-mail.

Gostaria de receber também o seu feedback, então me mande a sua opinião, as suas dúvidas e angústias.

Bom 2016 a todos!