Na semana passada estive em São Luís (MA), para ministrar um curso de Estratégias de Marketing para Agências de Viagens, pelo ICCABAV. Tive a sorte de ser muito bem recebida e de ter tido tempo de conhecer algumas das maravilhas da cidade.

Viajo muito a trabalho e normalmente não há tempo para passear e conhecer os “cartões postais” das cidades. Mas São Luís fica distante e era importante aproveitar a oportunidade. Para quem não conhece (e eu não conhecia) São Luís é uma mistura da região norte com a região nordeste. Mas é uma cidade com muita personalidade, cultura bem particular e não se parece com as outras capitais nordestinas.

SLZ

Me considero uma pessoa informada em relação às novidades do turismo, pois desde 10 anos acompanho revistas e cadernos de turismo (e agora blogs) muito de perto. Até agora havia lido muito pouco sobre o Maranhão. Então, me surpreendi com as belezas de São Luís. O Centro Histórico guarda tesouros incríveis, o artesanato é diferenciado, a gastronomia típica (arroz de cuxá com peixe frito) te lembra que o Maranhão tem um pé no norte e outro no nordeste….

slz 2

Já vi algumas campanhas de marketing do turismo do Maranhão e confesso que nunca me chamaram a atenção. Depois que estive na Casa do Maranhão, um espaço cultural bem interessante, entendi a complexidade do Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula e outras particularidades da cultura maranhense e a dificuldade de “embalar” esses elementos no marketing do destino. Aliás, esta dificuldade existe em todos os destinos onde a cultura é muito marcante.

Porém, é uma pena que tantos turistas brasileiros sequer consideram o estado no momento de escolher o destino de férias. A falta de divulgação e principalmente de informação do que há para ver, fazer e conhecer, são algumas explicações. E isso também não é exclusividade do Maranhão. Conheço VÁRIOS destinos que nem contam com um site decente….

tambordecrioula3510

Fiquei encantada com o que vi e espero que o novo governador, que foi presidente da EMBRATUR, consiga priorizar o turismo, investindo não só na qualificação dos equipamentos e profissionais, mas também no planejamento estratégico de marketing, contemplando toda  diversidade ambiental e riqueza cultural do estado. Afinal, quem viaja a lazer não poderá contar com a sorte de ser recebido pelos meus amigos…