Há empresários que ainda pensam que ter um site da empresa é suficiente para ter presença online. Infelizmente, não é. Para fazer parte do mundo virtual, é necessário somar uma série de ações digitais. As grandes empresas já vêm fazendo isso há tempos, mas as pequenas não podem ficar de fora.

A pesquisa da ComScore realizada nos Estados Unidos sobre o futuro digital mostrou algumas tendências e vamos focar nas 5 mais importantes para os negócios do turismo.

#1 – Multiplataformas – estamos cada vez mais conectados em diferentes telas: computadores, smartphones, tablets, etc. Portanto, sua empresa precisa estar presente em todos os dispositivos para não perder clientes.

#2 – Redes sociais – o Facebook segue como a rede social mais importante do mundo, apesar da sua “pressão” para empresas investirem no Facebook Ads. Mas, vale muito a pena investir tempo entendendo melhor algumas redes sociais, como: Instagram, Twitter, Google+ e LinkedIn. Se o seu público tem entre 18 e 34 anos, atente para o Snapchat, Vine e Tumblr.

#3 – Mobile – cada vez mais importante para os consumidores modernos. Além disso, o Google mudou recentemente sua política de algoritmos de forma que sites não responsivos não serão mais indicados nas buscas orgânicas. Isto significa que sites que não são amigáveis nas telas de smartphones e tablets serão penalizados. Dê preferência para os sistemas iOs e Android, que dominam esse mercado.

#4 Vídeos – A pesquisa da ComScore mostra que usuários americanos assistem até 10 vídeos por dia. Já falamos aqui diversas vezes que os vídeos são poderosos para vender viagens e serviços receptivos. No entanto, é fundamental produzir bom conteúdo, não só para divulgar a empresa, mas principalmente seus produtos.

#5 E-commerce e M-commerce – as vendas online no Brasil cresceram cerca de 25% em 2014 e tendem a crescer ainda m ais este ano. Ao analisar os dados notamos que muitos brasileiros estão comprando viagens de sites estrangeiros. Todos nós consumidores buscamos conveniência e agilidade. Se sua empresa não oferecer esses atributos, terá dificuldade de acompanhar o mercado….

Você pode achar complicado correr para acompanhar todas essas tendências. Mas eu garanto que os resultados serão alcançados. Vamos juntos!