A WTM Latin America começou hoje em São Paulo e algumas empresas e destinos turísticos prometem lançar novidades no evento, como o Peru, que traz para o mercado brasileiro  uma nova campanha promocional: “Peru, país de tesouros escondidos“.

O país é reconhecido internacionalmente pelas excelentes campanhas mercadológicas e recentemente ganhou prêmio da OMT, na categoria Inovação em Políticas Públicas e Governança, com a campanha “E você, o que planeja?”, que visa estimular os peruanos a viajarem pelo próprio país. Clique aqui ler o post a respeito.

Desta vez, o foco são os turistas internacionais. Com o slogan “Aquilo que você não sabia sobre si mesmo está no Peru. Venha descobri-lo“, a estratégia é mexer muito com a emoção dos consumidores. Em tempos de valorização da experiência turística, a mensagem é: conheça as maravilhas do Peru, mas também venha conhecer melhor a si mesmo, descobrir algo novo sobre você mesmo ou até superar seu medos.

A estratégia foi tão brilhante que resultou no Prêmio de Excelência na categoria Regiões Internacionais, na Feira ITB de Berlim, na Alemanha, neste ano.

A campanha conta com hotsite, vídeo, peças gráficas e de merchandising em diversos idiomas, e já é sucesso no mercado de turismo internacional. Impossível assistir ao filme e não ter vontade de visitar o Peru. Assista ao vídeo aqui.

Outros destinos, como Holanda, também trabalham muito bem o seu marketing. Infelizmente, são poucos os destinos nacionais que conseguem definir posicionamento de mercado e criar campanhas que “dão água na boca” no viajante, influenciando na sua decisão. Sabemos que ações isoladas, como um filme institucional, ou anúncio esporádico em revista ou site, não geram resultados. Há que se planejar o quê, como, para quem e quando se pretende comunicar. É o conjunto das ações bem orquestradas que trazem os resultados. Vamos aprender com os maestros peruanos!