Dois estudos de empresas diferentes apontam tendências opostas para 2015, no que diz respeito a compras de viagens online. São pesquisas diferentes, mas que merecem a nossa atenção.

A PhocusWright, conceituada empresa americana de pesquisa no setor de tecnologia e viagens, lançou recentemente o estudo “Viagens On-line na América Latina”. Este estudo indica cenário otimista para a América Latina, de uma forma geral, apesar dos problemas econômicos que alguns países vêm enfrentando. O crescimento de viagens, tanto nos canais digitais quanto nos tradicionais, será sustentando pelo aumento das classes emergentes. Em 2016, segundo a pesquisa, o número de reservas de viagens na América Latina chegará a  US$ 100 bilhões, o que representa incremento de 23% em três anos.

Brasil e Chile são os países em que as OTAs concorrem mais acirradamente. Porém, o estudo também mostra o crescimento das agências tradicionais como canal de distribuição.

Por outro lado, a Ipsos Morionline, a pedido do Pay Pal, importante meio de pagamento online, realizou o estudo “E-commerce internacional e pagamentos móveis 2014”, cujos resultados indicam menor crescimento para as vendas de viagens online em 2015 no Brasil. A pesquisa aponta alguns setores que devem crescer no varejo digital, como os de produtos para bebês, alimentos e bebidas, saúde e beleza, dentre outros.

Segundo a empresa, as OTAs investiram bastante nos últimos anos para conquistar o cliente brasileiro e a tendência é focar na manutenção desses clientes.

A desaceleração da economia influencia diretamente no consumo dos brasileiros. Mas sabemos que o mercado é enorme e que milhares de pessoas não deixam de viajar em função da crise econômica. Cabe a nós, profissionais do turismo, encontrar formas alternativas de vender mais, nichos de mercado pouco disputados, além de opções de produtos mais econômicos para satisfazer todos os bolsos. Bom trabalho a todos!

Fonte: Panrotas.