A grande maioria das empresas e destinos turísticos tem uma página no Facebook. No entanto, percebo nas consultorias e nos cursos de Mídias Sociais que ministro em diversas partes do país, que a grande dificuldade dos profissionais é conseguir engajamento com seus fãs. Entende-se por engajamento a interação entre a empresa e os seus curtidores, que pode ser medida pela quantidade de comentários, compartilhamentos e curtidas.

E por que isso é tão importante? Porque o Facebook exibe suas postagens apenas para uma parte de seus fãs (cerca de 12%), que nem sempre está online no momento da publicação. Assim, a visualização das suas postagens fica bastante restringida. Mas, à medida que essas pessoas curtem, compartilham e comentam, o próprio Facebook entende como uma publicação relevante e a mantém por mais tempo na timeline.

Dessa forma, vou dar 05 dicas essenciais para que suas publicações tenham maior alcance, aumentando as suas chances de converter fãs em clientes:

1) Escreva textos curtos e SEMPRE insira uma imagem ou vídeo. Os posts em formas de textos são entendidos como menos relevantes.

2) Estude sua estratégia de conteúdo, que deve combinar assuntos interessantes para o seu público alvo e marketing. Sugiro que para cada 5 postagens, apenas 1 seja ser uma oferta ou propaganda do seu produto/empresa.

3) Após colar um link no mural, apague-o para não poluir a sua publicação. Quando colamos o link de um site ou notícia, o Facebook puxa as informações desse link e exibe de forma destacada o título, uma descrição. Verifique se a imagem exiba é interessante, pois dependendo do site há possibilidade de escolha.

4) Analise os resultados. As estatísticas do Facebook são ótimas ferramentas para medir a aprovação dos seus fãs. Teste e compare os horários, tipos de publicação, tipo de conteúdo, enfim, veja o que mais agrada seu público alvo.

Essas dicas serão realmente efetivas se você conhecer a fundo o perfil da sua audiência. Vejo muitos gestores focados no segmento de lazer e costumo lembrá-los que este segmento é muito amplo e vago. Quanto maior for a sua especialização, maior será seu conhecimento naquele determinado público e mais eficiente será toda a sua comunicação e entrega de serviços! Pense nisso!