Nos meus cursos de Mídias Sociais, muitos empresários me questionam sobre a impolrtância do Instagram, uma mídia cada vez mais utilizada. O Instagram é uma plataforma para as pessoas compartilharem suas imagens e atualmente conta com mais de 130 milhões de usuários ativos, que postam fotos e vídeos todos os dias. E como usar o Instagram para promover os negócios?

Empresas e destinos turísticos devem usar essa mídia social como aliada, já que as imagens sempre estimularam os consumidores a viajar para determinado destino. As boas fotos deixam no ar aquela vontade de “quero mais” … Além disso, é uma ferramenta simples de ser utilizada e combina duas grandes tendências: imagens + mobile.

Assim como as outras plataformas, a empresa tem que criar um perfil no Instagram e buscar interagir com seu público alvo. Listei 4 dicas que considero mais importantes para a boa utilização do Instagram:

 

1)     Planeje: não basta ter o perfil na rede social e postar algumas fotos de tempos em tempos. Assim como as outras mídias sociais, é fundamental definir um objetivo, que pode ser levar tráfego para o site onde o cliente terá mais informações sobre aquela viagem/destino. Ou então, usar a plataforma para consolidar sua marca e interagir com o público. Definido o objetivo, deve-se pensar nas estratégias, cronograma, monitoramento, etc. Veja como fazer um Plano de Ação para Mídias Sociais aqui.

2)     Escolha bem as imagens: para ter sucesso nessa plataforma, postar belas imagens é fundamental, afinal a máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca foi tão verdadeira. Lembre-se que a foto deve passar uma mensagem, portanto se você pretende vender um determinado destino, escolha a imagem que melhor o represente, que não necessariamente é o seu “cartão postal”. Por exemplo, fotos do Leblon, no Rio de Janeiro, podem atrair público interessado compras, vida noturna, sol e praia e chamar mais atenção do que uma foto do Corcovado.

3)     Acompanhe de perto os resultados. Compare o número de seguidores, o tipo de conteúdo que desperta mais atenção do público, etc. Só assim você saberá se seus esforços estão atingindo os objetivos pré-estabelecidos.

4)     Incentive a interação e peça aos usuários a postar suas fotos de viagem. A interação com as pessoas é a base de qualquer mídia social, além disso é uma ótima maneira das empresas divulgarem sua marca no Instagram. É possível oferecer benefícios para aqueles que usarem uma determinada hashtag (#), por exemplo. Mas lembre-se que todas as pessoas que interagem esperam respostas. Portanto, não deixe seus clientes falando sozinhos.

Mas como eu já disse em outros posts, a empresa precisa ter profissional(is) com habilidade e competências para cuidar da manutenção das redes sociais. Avalie se sua empresa tem possibilidade de atuar em várias mídias ou escolha a mais importante para o seu público alvo e faça um excelente trabalho!