Já comentei em diversos posts que a internet revolucionou a forma como as pessoas se relacionam, estudam, buscam informações, socializam e compram os diversos produtos e serviços disponíveis no mundo online. Esta tendência é irreversível e observo a intensificação de sites, plataformas, aplicativos, jogos, redes sociais e uma infinidade de endereços eletrônicos que influenciam pessoas e organizações.
Pensando nessa abundância de informação e possibilidades, separei três tendências de negócios que considero bastante relevantes para empresas inovadoras:
- Tecnologia Móvel
Ok a internet proporcionou a difusão e democratização da informação. Mas a tecnologia móvel é a grande protagonista dos nossos tempos. Os smartphones, principalmente, permitem que os consumidores façam buscas, compartilhem informações, se divirtam, e adquiram produtos e serviços, em qualquer lugar, a qualquer momento. TODAS as empresas devem contar com sites que sejam funcionais para quem os acessa de tablets e smartphones, os chamados sites responsivos (que ajusta o site à resolução de qualquer aparelho). Este tipo de site ajuda muito no processo de conversão do visitante em cliente e ignorar este pequeno detalhe significa ignorar centenas de milhares de consumidores.
2. Conteúdos múltiplos
Além dos celulares, vivemos rodeados de uma enorme gama de dispositivos, o que obriga as empresas a adaptarem suas mensagens aos diferentes formatos das plataformas existente no mercado atual. É fundamental adequar a linguagem e a mensagem aos diversos canais. Entender o que o internauta busca no site, o fã no Facebook ou que o chama atenção do seguidor no Twitter é decisivo para ter audiência e atingir os resultados esperados.
3. Integração de canais
Assim como as empresas com lojas físicas estão migrando para o ambiente online, lojas virtuais estão fazendo o caminho inverso, para poder atender aos diversos públicos e às diferentes demandas. Todos os canais de distribuição (loja física, loja online, distribuidores, terceirizados, etc.) devem estar integrados e em sintonia. Da mesma forma, os canais de divulgação (mídia impressa, mídia online, redes sociais, etc.) também devem buscar atingir o mesmo objetivo de comunicação estabelecido pela empresa! Para isso, é preciso ter foco!
É claro que existem outras tendências e outras formas de tornar sua empresa inovadora. Aqui listei as três principais. Espero que você as implemente na sua empresa! Bom trabalho!
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.