Nesta semana li um post interessante sobre marketing digital para hotelaria, num importante site espanhol que trata de notícias e temas atuais do trade turístico. Resumidamente, o artigo afirmava, com base numa pesquisa pela universidade de Cornell (EUA), que existe uma relação direta entre as visitas online e a demanda por suítes. Constatou-se que os hotéis que investem em ações digitais, aumentam sua taxa de ocupação e sua receita.

Apesar da pesquisa se restringir aos hotéis, podemos afirmar que o mesmo acontece com destinos e demais empresas do setor turístico, se planejarem e executarem um bom plano de marketing digital (para conhecer o passo a passo, leia nosso post Plano de Ação para Mídias Sociais).

O interessante do marketing digital é que ele pode ser empreendido pelos próprios gestores de destinos e das pequenas empresas, que não têm orçamento para terceirizar ou contratar empresa especializada. Seguem abaixo algumas dicas:

1)    Invista nas mídias sociais – muitos empresários e gestores turísticos ainda acham que as redes sociais é “brincadeira”. Mas elas representam um canal relevante para viabilizar o relacionamento da empresa com o público-alvo. É fundamental utilizá-las de forma estratégica, criando engajamento com fãs e curtidores. Leia nossos posts “Facebook para empresas e destinos turísticos” e “Twitter para Empresas e Destinos Turísticos”.

2)    Crie conteúdo original – cada vez mais o conteúdo relevante é essencial para atrair público interessado em determinado assunto, como viagens. Tente produzir conteúdo que interessa ao seus leitores (ecoturismo, turismo de aventura, compras, enoturismo, etc), de forma que sua empresa se torne uma referência no assunto. Seus clientes sempre terão interesse em saber o que sua empresa tem a dizer. Veja nosso post “5 Dicas para criar conteúdo atraente”

3)    Arrume a casa – um site bonito, funcional e agradável de navegar é fundamental para atrair visitantes. Veja se site ou blog está não está poluído ou pesado. Atualize-o com frequência e deixe-o amigável, ou seja, fácil de navegar e de se encontrar as informações. Confira também o post “5 Dicas para deixar o site mais eficiente”.

4)      Conheça seu público – identifique as preferências dos seus clientes, seus hábitos de consumo, os assuntos que agradam, etc. No marketing digital, as pessoas escolhem as empresas e marcas que querem “ouvir”, ou seja, receber informações e promoções, diferentemente do marketing tradicional. O consumidor escolhe a empresa que quer curtir, seguir e receber atualizações.

5)      Utilize e-mail marketing com moderação – muita gente está saturada de receber promoções, ofertas e mensagens desnecessárias por e-mail. O e-mail marketing, para surtir efeito, deve ser utilizado com bom senso.

Também valem as dicas de acompanhar as que outras empresas de outros segmentos estão fazendo em termos de marketing digital, além de se informar sobre as novas ferramentas digitais: QR Code, aplicativos para smartphones, vídeos online e etc. Informe-se aqui sobre esses assuntos e comece já sua empreitada no marketing online!