A ABBV (Associação Brasileira dos Blogs de Viagem), formada há um ano, fez uma pesquisa para avaliar a importância e a influência dos blogs de viagem na tomada de decisão dos turistas e mapear o perfil desses consumidores.  É uma pesquisa inédita e merece a atenção dos profissionais que trabalham com turismo, uma vez que os blogs têm se tornado importantes fontes de informações para os consumidores.

Vale observar que a pesquisa foi realizada com os leitores de 40 blogs associados. Portanto, os resultados devem ser analisados com cautela, considerando que há certo viés.

O perfil dos leitores dos blogs de viagem no Brasil é formado principalmente por mulheres, jovens, urbanas, com curso superior e com renda acima de dez salários mínimos. Os leitores dos blogs viajam com frequência pelo Brasil e fazem ao menos uma viagem internacional por ano. As praias são os destinos mais procurados pelos brasileiros, resultado que coincide com a pesquisa feita pela FIPE, sobre a demanda nacional.

Apenas 6% dos leitores dos blogs nunca viajaram ao exterior. Os destinos mais procurados para viagens internacionais continuam sendo Europa e Estados Unidos.

Em relação às fontes de pesquisa, 70% dos leitores utilizam os blogs de viagem como principal referência. Em segundo lugar, aparecem as indicações de amigos e parentes, com 46%. As agências de turismo são consultadas apenas por 12% dos leitores dos blogs.

A grande maioria dos entrevistados (80%) planeja sua viagem por conta e compra diretamente da internet ou por telefone. Eles compram principalmente passagem aérea (diretamente do site das companhias aéreas) e hospedagem (principalmente do Booking e site dos hotéis). As agências online são utilizadas, mas em menor escala.

Esses dados mostram que os turistas estão cada vez mais independentes tanto para tomada de decisão, quanto para planejamento, reserva e compra dos serviços que lhes interessam.

Chama atenção a confiança dos leitores nos blogueiros, bem maior que nas revistas, guias turísticos, jornais, agências e portais da internet. É claro que, para avaliarmos essa informação com propriedade, a pesquisa teria que abranger outros critérios de amostragem.

Também é interessante observar que cerca de 70% dos leitores leem posts de destinos e relatos dos blogueiros, sem necessariamente estarem planejando uma viagem. Portanto, acompanham os blogs porque gostam desse assunto.

É louvável a iniciativa da ABBV em realizar este estudo. Sabemos que a quantidade de blogs vem aumentando rapidamente e que muitos deles estão se especializando em determinados destinos ou segmentos de público-alvo. Alguns blogueiros até publicam guias impressos temáticos. E isto é muito bacana para quem se programa para viajar, pois acaba tendo dicas adequadas ao seu perfil ou bolso. São as oportunidades da internet beneficiando consumidores e autores independentes/empreendedores. Cabe a você encontrar a melhor oportunidade para o seu negócio, nesse mar de informação. Já pensou nisso?

Os resultados da pesquisa podem ser visualizados aqui. Leia também nosso post “A Onda dos Blogs de Viagem”, para conhecer mais sobre este assunto.