A atividade turística deve crescer em torno de 4% no mundo, em 2012, atingindo a marca histórica de 1 bilhão de turistas internacionais. E para comemorar essa marca e também conscientizar os viajantes, a Organização Mundial do Turismo, lançou uma campanha interessante: “one billion tourists: one billion opportunities”, ou “Um bilhão de turistas: um bilhão de oportunidades!”

Esta campanha visa mostrar a força econômica do turismo no mundo e promover o turismo sustentável. Ela incentiva os turistas a votarem na dica de viagem que eles acreditam que possa trazer grandes benefícios para as localidades e populações visitadas. As opções de escolha são: economizar energia, comprar produtos locais, utilizar transporte público, proteger o patrimônio e respeitar a cultura local.

Após escolher e votar na categoria com a qual se compromete a mudar, o é convidado a acompanhar e divulgar o resultado, que será conhecido no dia 13 de dezembro. Além disso, pode enviar uma foto de alguma viagem internacional, via email ou Twitter, para ser compartilhada durante a campanha.

Trata-se de uma campanha para alertar e conscientizar os turistas para minimizar os impactos negativos que a indústria de viagens pode causar. É uma forma lúdica, em tempos de compartilhamento nas mídias digitais, de mostrar que cada turista pode mudar suas atitudes e colaborar com a preservação ambiental e social dos destinos visitados. Por exemplo: evitar a troca diária de toalhas nos hotéis, contratar guias locais, adquirir produtos, como peças de artesanato e souvenires, produzidos pela comunidade anfitriã, dar preferência aos alimentos típicos, etc.

A OMT está estimulando a propagação dessas ideias pelo trade turístico em diversos países. Vale a pena alertar também o seu cliente para que viaje mais consciente. Além das dicas mencionadas acima, apontamos outras boas práticas para turistas responsáveis:

1)     Aprenda antes sobre a história natural e cultural e respeite os costumes locais. Procure conversar com moradores, ouvir suas histórias.

2)     Utilize os serviços que valorizam as populações locais, tais como: agências de turismo receptivo, restaurantes, guias, grupos culturais, etc.

3)     Dê preferência a empresas de serviço (hotéis, agências, operadoras, etc.) certificadas ou que tenham boas práticas de responsabilidade socioambiental.

4)    Não retire nada da natureza ou dos prédios históricos para levar como lembrança. Suas fotos são as melhores lembranças da sua viagem.

5)     Dê sempre bons exemplos de educação e comportamento em suas viagens. Lembre-se que somos visitantes e devemos respeitar os costumes dos anfitriões.

6)     Economize energia, desligando os aparelhos elétricos (TV, ar condicionado, rádio, etc.) ao deixar o hotel.

Abrace essa ideia e divulgue para os seus clientes! Para mais informações, acesse o link http://1billiontourists.unwto.org/