Muitos empresários, agentes de turismo e gestores de destino ainda torcem o nariz quando o assunto é blog de viagem. Talvez porque ainda têm a imagem de um produto caseiro, sem profissionalismo, sem muita importância. Na verdade, essas pessoas ainda desconhecem o universo da blogosfera e não dão a devida atenção ao “barulho” que os blogs (e seus respectivos autores) estão fazendo no mercado de viagens.
Os blogs começaram como diários virtuais, mas hoje possuem formato, lay out e os mesmos recursos dos bons sites. Os blogs de viagem são escritos para os turistas, informando-os sobre os destinos, as atrações imperdíveis, os hotéis e restaurantes de qualidade, etc.
Não é de hoje que os blogs de viagem têm atraído milhares de seguidores, interessados nas dicas e opiniões dos blogueiros nos quais confiam. Para se ter uma ideia, o blog Viaje na Viagem, que já é bem “maduro”, recebeu 710 mil visitas em único mês!
E por que os blogs atraem tanta gente? Por diversos motivos. O primeiro é que o blogueiro constrói uma reputação online, ou seja, ele escreve aquilo que realmente pensa sobre os destinos e as empresas turísticas, pois suas viagens são organizadas e pagas por sua conta. Há viagens patrocinadas por companhias aéreas, ou hotéis, claro. Mas, cabe ao autor ser fiel ao seu público e dar a verdadeira opinião sobre o destino/empresa visitado. É essa sinceridade que gera a confiança de seus leitores.
Outra razão do sucesso dos blogs é o próprio amadurecimento dos blogueiros, que acabaram se especializando em determinados destinos (praias, França, Londres, São Paulo, Estados Unidos, etc) ou em determinados segmentos de público, como mochileiros, famílias com crianças, viajantes solitários, turista econômico, etc. Essa especialização ajuda os viajantes a organizarem suas férias, como por exemplo, ler dicas de destinos, hotéis e atrativos que agradam a criançada é excelente para os pais, principalmente os de primeira viagem.
Os blogs também permitem que os usuários façam comentários ou esclareçam dúvidas. Ao escrever suas dicas, os usuários estão colaborando com a construção do conteúdo, característica típica do turismo 2.0. Eles gostam de contribuir e compartilhar suas impressões com seus amigos reais e virtuais.
O crescimento do número de blogs de viagem chamou atenção de empresas que visam anunciar nessas plataformas e até do Ministério do Turismo, que reuniu em Brasília, no Dia Mundial do Turismo, alguns blogueiros para participarem de fórum. O próprio Mtur contratou blogueiros para divulgar diversos destinos brasileiros.
Antes de torcer o nariz para o sucesso dos blogs, é bom lembrar que já existiu uma época que a fonte de consulta para viagens internacionais eram os guias estrangeiros (Michelin, Frommers, Rough Guide, etc), que nem eram traduzidos para o português. Hoje todos os turistas são críticos e expressam suas opiniões na internet (comunidades, redes sociais, blogs, etc) e há profissionais que vivem disso. É bom acompanhar as tendências e entender como esses blogs podem contribuir com seus negócios! E como tudo muda muito rápido, difícil dizer se esta é uma onda passageira ou se realmente veio para ficar.
Se você gostou deste post, leia “Como criar blog corporativo?” e, se quiser mais informações sobre os blogs de viagem, consulte a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV.
Bom Dia Marta!
Nós da agência de viagens Destak Turismo Prime, assistimos sua paletra no centro de Eventos Pantanal em cuiabá -Mt, pelo Sebrae e conseguimos entender a importancia do Blog e da Interatividade que ele pode fazer com nossos clientes e fornecedores e ja estamos estudando pra ver a possibilade de lançarmos um blog o mais rapido possivel. Agradeço por pela palestra e partir de agora eu passo a ser leitor assíduo do seus posts.
Mailton
Olá Mailton! Que bom que a palestra foi útil para vocês! Criamos este blog para discutir temas atuais e trocar experiências com os profissionais de turismo. Acho que o post “como criar blog corporativo” pode ajudá-los.
https://agentenoturismo.com.br/como-criar-blog-corporativo/
Abraços, Marta
Gostei como o tema foi abordado. Trouxe esclarecimento a muita gente que ainda não compreende a dinâmica dos blogs de viagem. Os blogueiros de viagem estão conquistando cada vez mais espaço e como mencionado, o importante é expressar sempre opinião sincera sobre um destino ou serviço, seja a viagem patrocinada ou não. Não há como impedir o avanço dos meios de comunicação, eu mesma sou turismóloga e poder ser visto por alguns como uma incoerência manter um blog de viagens, porém meu objetivo maior é que as pessoas tenham acesso suficiente e transparente à informação, para que assim escolhem o melhor canal para realizar suas compras. Informar é dever de todo profissional de turismo, não importa o canal escolhido para isso, o demais é consequência desta incumbência de orientar os viajantes a planejar suas viagens.
Olá Vânia! Também entendemos que os profissionais de turismo devem acompanhar as mudanças e usar as ferramentas digitais, incluindo os blogs de viagem, a seu favor. Temos que ajudar a disseminar as novidades do mercado. Agradecemos pelo comentário! Marta
Ótimo artigo!
Além de compartilhar minhas histórias como blogueiro, é um prazer muito grande ajudar os viajantes!
Obrigada pelo comentário, Rodrigo! Também entendemos que é importante oferecer fontes para que os turistas possam organizar melhor suas viagens! Marta
Parabéns pela excelente postagem e também, obrigado por nos proporcionar as melhorias que estamos buscando e aperfeiçoando cada vez mais o nosso diário de viagens. Estamos melhorando a cada dia, a cada viagem e a cada postagem com o objetivo principal o de ajudar a outros viajantes, principalmente, aqueles assim como esse casal na Melhor Idade. Estamos buscando todas as dicas de melhorias. Portanto, obrigado.
Walter, obrigada pelo comentário. Também buscamos nos aperfeiçoar a cada dia! E com certeza os blogs de viagem contribuem para que as viagens fiquem mais especiais. Marta