À medida que novos roteiros, novos produtos e novos destinos surgem no mercado internacional de turismo, gestores do turismo devem dedicar mais atenção às ações estratégicas de marketing. Listamos aqui 5 ferramentas poderosas para promoção turística.

1) Utilizar a imaginação e criatividade na criação e comercialização de produtos turísticos que ofereçam experiências autênticas. Hoje em dia, a palavra chave é EMOÇÃO. As pessoas que já viajaram o mundo buscam experiências e vivências que marquem suas viagens. A formatação de bons produtos, com alto valor agregado, é chave para a diferenciação e para a promoção turística.Veja nosso post “Vamos vender experiências turísticas?” Falamos tanto de formatar experiências, que parece até ultrapassado. Mas, na prática, ainda há muito a ser feito!

2)A evolução dos smarphones e tablets é inquestionável e a tendência é que todos tenhamos um desses dispositivos móveis que nos permitam ter as informações na palma das mãos. Portanto, as ações de marketing digital da empresa/destino devem ser muito bem planejadas e executadas, principalmente no que se refere ao site e a atuação nas redes sociais. Veja nosso post “5 dicas para deixar o site da sua agência mais eficiente”.

3) O vídeo comercial é uma ferramenta fantástica  para mostrar os produtos turísticos, muito melhor que folhetos, fotos de catálogos e textos que trazem pequenas descrições do local ou da atração ofertada. A possibilidade de ver um vídeo e ao lado ter um “call to action” que impulsiona a venda e abre diversas novas possibilidades.  O vídeo bem feito diz muita coisa sobre o produto ou o destino, já que não existe “test drive” para o nosso mercado. Leia nosso post “Youtube e Turismo: uma combinação perfeita!

4) Aplicativos mobile: já existem muitos aplicativos de viagens, mas a tendência é o surgimento dos mais variados aplicativos com o intuito de facilitar as viagens de lazer e também as corporativas. A própria APPLE anunciou o desenvolvimento do Itravel, que será uma revolução para o turista. O app reunirá informações como: pessoas a encontrar nas proximidades, transporte público, cartões de embarque, tradutor eletrônico, dicas de compras, etc. Logo escreveremos um post dedicado aos aplicativos de turismo.

5) QR CODE: cada vez mais presente em ações de marketing, o QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código nada mais é do que um link que redireciona o acesso direto ao conteúdo publicado na internet, geralmente bem mais robusto em termos informações. Pode ser um site, blog, hotsite ou e-commerce. Eles são utilizados em revistas, jornais, cupons ou folhetos para divulgação de produtos, promoções, descontos, entre outros. A grande vantagem do QR Code é diminuir o tempo entre propaganda e decisão de compra, já que a maior parte das vendas acontece por impulso.

Essas são algumas das ferramentas que, bem utilizadas dentro do planejamento estratégico de marketing, podem gerar muitos benefícios para o seu negócio. Faça bom uso delas!