Youtube é a maior plataforma existente para disponibilizar vídeos, acessada por mais de 800 mil pessoas por dia. Assim como outras mídias digitais, o Youtube surgiu para compartilhar vídeos pessoais e seu sucesso de uso pelos internautas chamou a atenção de diversas organizações como canal de mídia.As empresas utilizam o Youtube como ferramenta de marketing digital em função de seu alcance e capacidade de multiplicação pelos próprios usuários. O serviço é gratuito, eficiente e ao alcance de um clique dos consumidores. É uma plataforma excelente para a promoção de produtos e destinos turísticos, muito melhor que folhetos, fotos de catálogos e textos que trazem pequenas descrições do local ou da atração ofertada. O vídeo bem feito diz muita coisa sobre o produto ou o destino, e dá uma espécie de “amostra grátis” do que o turista vai vivenciar nas suas férias.

Filmes curtos (de até 2 minutos) passam rapidamente a mensagem que levaria muito mais tempo para ser lida pelo consumidor. Além disso, o áudio contribui muito para despertar a emoção daquele potencial turista e seduzi-lo para adquirir o produto ou decidir por determinado destino.

Filmes no YouTube  complementam o conteúdo do site e do blog, possibilitando a visualização da oferta turística do destino. Além disso, os vídeos ajudam no posicionamento das buscas do Google.

Aqui vão 5 Dicas para utilização do YouTube

  • Crie uma conta no YouTube e se não puder contratar profissional para criar o vídeo, faça um slideshow;
  • Tenha em mente a mensagem que pretende transmitir com o vídeo e procure mostrar a experiência que seu produto ou destino proporciona;
  • Cuide dos detalhes: mostre seus aspectos diferenciais, evite exposição de clientes, cuide dos aspectos de segurança;
  • Atente para a qualidade da imagem e som. Lembre-se que o vídeo deve despertar o desejo de consumo;
  • O Youtube oferece três opções de miniatura de imagem. Selecione a que for mais significativa para divulgar o seu produto/destino. Esta é a imagem estática que o internauta verá antes de assistir ao seu vídeo.

Convidamos vocês a assistir ao filme “Brazil is calling you”, encomendado pela Embratur para promover o Brasil no exterior. Este filme mostra a diversidade de paisagens, culturas, atrativos turísticos e, principalmente, as experiências que podem ser vivenciadas no Brasil por meio dos mais variados sons. Uma estratégia muito interessante, já que mexe com a emoção das pessoas que o assistem e pelo menos um deles vai tocar você!