A segmentação é uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. De uma forma bem simplificada, a segmentação é divisão dos consumidores em nichos de mercado (segmentação da demanda), como famílias, terceira idade, GLS, dentre outros. Ou a especialização da empresa/destino em determinados segmentos (segmentação da oferta), como turismo cultural, náutico, rural, esportivo, pesca e etc.

Tratando-se de destino turístico, a segmentação permite direcionar os produtos de acordo com a vocação do destino, de forma competitiva. A maior oferta de destinos no mundo aumenta a concorrência e impõe a necessidade de ser diferente e chamar atenção por meio de estratégias criativas. A segmentação é um excelente caminho para isso.

Veja a seguir 5 motivos para utilizar a segmentação e ter sucesso:

  1. Facilita a formatação de produtos adequados ao segmento de público-alvo determinado;
  2. Auxilia a identificação dos públicos mais rentáveis;
  3. Direciona os esforços empregados para promoção e comercialização do produto;
  4. Otimiza o investimento realizado, já que as ações passam a ser direcionadas ao público específico;
  5. Permite adaptar os produtos às mudanças do mercado e das preferências dos turistas.

Alguns destinos apostam na combinação de vários segmentos turísticos como uma forma de aumentar a competitividade e combater a sazonalidade. A Riviera Maya é um bom exemplo.Acesse o site http://www.rivieramaya.com/  e inspire-se!