Na ABAV – Feira das Américas 2011, tivemos a oportunidade de participar da apresentação de uma pesquisa inédita realizada pela CNC, IBOPE e Grupo Abril sobre o perfil e os hábitos do turista brasileiro.

Esta pesquisa foi aplicada em mais de 6 mil leitores da revista Viagem e Turismo e revela informações preciosas dentro de um contexto de crescimento do setor turístico no Brasil (Veja nosso post sobre Ideias para a COPA 2014).

E a pergunta que não quer calar….Quem é este turista?

Faixa etária – 34% destes turistas tem idade entre 31 a 40 anos, 24% estão entre 18 a 30 anos, 22% entre 41 a 50 anos e 19% acima de 51 anos. Vale destacar que 62% dos turistas são casados e viajam com a família e 50% tem filhos. Também é interessante saber que 55% viajam com cônjuge ou namorado(a).

Quantas vezes o brasileiro viaja por ano? – 41% deles viajam três ou mais vezes por ano, 36% duas vezes por ano. No entanto, entre as classes C, D e E 49% viajam uma vez ou menos por ano. Para a nova classe media é a viagem do ano e dos sonhos!

O que é mais importante na hora de escolher um destino? – BELEZA é o mais importante no momento de decidir para onde viajar. Tem mais: no Brasil 47% preferem cidade, 44% ecoturismo, 64% destino de inverno e 59% curtem praia. Notamos aí várias oportunidades de criar produtos e pacotes segmentados. Leia Tb nosso post sobre 5 razões para segmentar.

Como os turistas planejam sua viagem? Na hora de programar suas férias, 36% buscam informações em revistas de viagem. A internet fica com 34% de pesquisas em sites e blogs. Em terceiro lugar aparecem as Operadoras de Viagem com 13%. Esse resultado mostra que um trabalho de Mídias Sociais feito pelas agências de viagem pode captar nossos clientes.

O que é mais importante na escolha da agência/operadora de viagem? – 35% das pessoas dizem que CONFIANÇA é o principal atributo na decisão. 28% dos turistas decidem por PREÇO. Em seguida 14% ficam com ATENDIMENTO empatados com 14% de OPÇÕES DE PACOTES. Percebam neste ponto que o turista quer se sentir amparado e bem orientado por parte do agente/operador contratado.

Vamos aproveitar as oportunidades de crescimento do turismo no Brasil e fazer parte desse processo. O turismo por aqui tem tudo para ocupar novos espaços. Mãos à obra!!