O setor turístico é uma espécie de “Cartão Postal” que possibilita a exposição da imagem dos países tanto no turismo como em diversos outros segmentos da economia. E a construção positiva desta imagem pode facilitar a competição no mercado globalizado.

Em relação aos demais setores econômicos dos países, o setor turístico se mostra um dos principais capazes de promover a aceleração econômica em função de maior empregabilidade no setor de serviços e incremento nas áreas social, cultural e ambiental.

De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo) este segmento está em quarto lugar na categoria exportação, perdendo apenas para combustíveis, produtos químicos e automóveis.

As tendências do mercado turístico estão modificando rapidamente e neste contexto é importante elaborar um planejamento de marketing estratégico contínuo.

Turismo é um produto que só pode ser consumido na fonte produtora, ou seja, somente no ato da vivência no destino que esta compra pode ser experimentada e avaliada. E a única maneira de exportar o produto turismo é através do convite sob forma de publicidade.

Além disso, o planejamento estratégico de marketing é usado para construir uma imagem dentro da comunidade no destino: gestores, empresários da iniciativa privada e população local. Esta imagem é a marca de um destino ou país deve ser reconhecida e aprovada por todos que vivem naquele lugar.

Às vésperas de grandes eventos, inclusive esportivos, que trazem tanta visibilidade ao país, é muito importante elaborar um plano de marketing, consolidar uma marca e definir claramente o cartão postal que se pretende mostrar aos visitantes.