As empresas já perceberam a importância de estarem presentes no ambiente digital. Hoje as mídias sociais são canais fantásticos de informação, comunicação e atendimento, além de influenciar demais na decisão de compra dos viajante. Seguem as 7 Tendências de Marketing Digital para empresas e destinos turísticos 2017

#1- Facebook, Instagram e Snapchat

É inegável que o Facebook é a rede social mais importante de todos os tempos, mas há de se reconhecer o poder do Instagram e Spapchat quando o assunto é engajamento. Enquanto o Instagram tem poder de engajar 12% acima do Facebook, o Snapchat, que não para de crescer, está mudando a cena do jogo e é a rede social queridinha do público que tem entre 18 e 24 anos. Muitas marcas, celebridades e políticos já estão lá. (Leia mais sobre Snapchat aqui)

#2 – Diversidade de canais

Um página que bomba no Facebook não é a garantia de sucesso. O cliente passa mais tempo no mobile e entra em várias redes sociais e nos apps de mensagens. As marcas são obrigadas a ter presença (e boa presença, diga-se de passagem) nos diversos canais: sites, blogs, Facebook, WhatsApp, LinkedIn, Instagram, Snapchat, Twitter, Youtube etc.

hands texting with mobile phones in cafe

#3 – O conteúdo é TUDO

Cada vez mais importante, o conteúdo é o item responsável pela atração, engajamento e conversão de clientes. Mas não basta publicar no site/blog e replicar nas redes sociais. Cada mídia tem sua própria linguagem e não dá para replicar conteúdo do Instagram no Facebook e vice-versa.

#4 – Chatbots – automatizando a conversa

Desde 2014 diversas marcas desenvolveram aplicativos para facilitar a comunicação direta com os  consumidores. No ano passado surgiram os chatbots, uma espécie de robô para atendimento. Os bots são aplicativos que reproduzem códigos de conversa e geram comunicação automatizada. Em 2017 eles devem “crescer e aparecer”.

Como os chatbots ajudam os viajantes? Para chamar Uber, gerenciar reservas de restaurante, tirar dúvidas sobre coberturas do seguro viagem, saber a programação de eventos em determinado destino, etc. Eles são rápidos e por isso convenientes. O consumidor não precisa esperar a resposta de um atendente. Ela é automática. Os bots podem revolucionar as vendas online e criar um novo tipo de e-commerce.

#5 – Realidade Virtual no Turismo

Como as empresas de turismo podem usar a realidade virtual para promover suas marcas e produtos? Mostrando um quarto de hotel e suas facilidades, sala de conferências, locais para casamento (principalmente aqueles que ficam numa praia ou castelo distante, em outro país), visitando os pontos turísticos do destino antes de fazer a compra (a Thomas Cook já está usando essa tecnologia), etc.

#6 – Transmissões ao vivo

Já dá para usar diversas redes sociais para transmitir vídeos ao vivo e engajar com as pessoas naquele determinado momento. Além de blogueiros, jornalistas e outros profissionais de mídia, é esperado que operadoras, hotéis, organizadores de eventos e outros profissionais utilizem Periscope, Facebook Live e Insta Live para fazer suas transmissões. (Leia mais sobre Facebook Live aqui).

#7 – Crescimento do WhatsApp e Messanger

A praticidade e o custo zero desses aplicativos (e outros como Wechat) justificam o crescimento do uso pelos consumidores, que estão cada vez mais dependentes desses aplicativos. As empresas têm que se adaptar e usar e abusar desses canais de comunicação.

Use e abuse das mídias digitais para promover sua marca e facilitar o crescimento da sua empresa.