Todo início de ano fazemos planos e promessas com a expectativa de ter um ano melhor.  Nós brasileiros, em geral, não temos o hábito de planejar de fato, e muitas vezes os nossos “planos” acabando ficando só no “plano das ideias”.

As grandes empresas dispõem de executivos que se encarregam da elaboração do planejamento estratégico. Mas as pequenas e médias empresas não o fazem por falta de tempo, ou de pessoas qualificadas ou por não compreenderem sua verdadeira importância.

Para que a prosperidade se torne realidade, precisamos fixar objetivos e metas a serem alcançados, em prazos estabelecidos e com os recursos disponíveis. Vale a pena tirar algumas horas para fazer o planejamento da sua agência.

Entender o cenário econômico, os novos comportamentos e padrões do consumo e principalmente os movimentos do setor turístico, são fundamentais para definir metas e ações para 2012.

Estabeleça as principais estratégias, os mercados-alvos, a expectativa de crescimento, os segmentos que serão priorizados, o investimento em inovações , dentre outros fatores. O planejamento estabelecerá para onde se quer chegar e todos os esforços deverão convergir para o mesmo alvo.

Afinal, o planejamento estabelece o caminho para sua empresa e a melhor forma de chegar lá.