A cada dia conhecemos novas empresas, novos sites e blogs de turismo cada vez mais especializados, além de redes sociais que oferecem uma gama enorme de informações sobre destinos e empresas turísticas.
Essa difusão de endereços eletrônicos reforça a nossa tese de o que o conteúdo, seja do site ou blog, ou o conteúdo disponibilizado nas mídias sociais, assume papel cada vez mais importante para criar vínculo com os consumidores. Diferentemente do marketing tradicional, no marketing digital os clientes escolhem as empresas que desejam curti , seguir ou receber informações. Assim, à medida em que cresce o número de empresas e destinos no mundo virtual, o que diferencia uma organização neste ambiente é justamente a qualidade e relevância do conteúdo que é disponibilizado.
Segundo vários estudos, o marketing de atração, que trata de envolver e conquistar o cliente por meio de conteúdo relevante, é uma das formas mais efetivas e econômicas para promover e posicionar da marca. Portanto, resolvemos apresentar 5 dicas poderosas para criar conteúdo de qualidade:
1) Foco no usuário: é importante saber exatamente com quem a empresa está se comunicando. Entender o perfil do público alvo, seu comportamento de compra, seus interesses, seus hábitos na internet, etc. O responsável pela criação do conteúdo precisa saber muito bem o que atrai o internauta ao seu site, ou o que o motiva a seguir no Twitter ou ser fã no Facdbook.
2) Relevância e qualidade do conteúdo: os posts devem ser originais e abordar assuntos interessantes para o cliente. O conteudista deve acompanhar várias fontes de consulta sobre a mesma temática, para disponibilizar informações relevantes para seus leitores. Por exemplo, se o seu foco é ecoturismo, além de falar sobre os destinos e atrativos turísticos que propiciam o contato com a natureza, você pode escrever sobre sustentabilidade, particularidades da cultura do destino, gastronomia típica, etc. A qualidade do conteúdo postado pode ser motivo de sucesso ou fracasso do site ou blog, bem como da atuação da empresa nas mídias sociais. É recomendável mesclar textos, imagens e vídeos, de forma que o conteúdo desperte o interesse do internauta, de forma agradável.
3) Atualização do conteúdo: site estático, blog desatualizado e perfil inativo nas mídias sociais não despertam interesse de ninguém, assim como uma revista velha. Se sua empresa não dispõe de profissionais para fazer a manutenção das redes sociais, é melhor repensar sua atuação nessas plataformas.
4) Monitoramento: é fundamental estimular a interação dos usuários, responder aos comentários e acompanhar os post que dão mais audiência ao blog, site ou mídias. Dessa forma, você saberá os assuntos que mais agradam os seus leitores, fãs e seguidores.
5) Frequência de postagem: os leitores precisam conhecer a sua frequência de postagem.Uma dica importante é criar um calendário de publicações, detalhando a frequência dos posts para cada plataforma. No blog, por exemplo, é melhor publicar um bom artigo a cada 15 dias do que copiar artigos de terceiros para postar com frequência. No facebook o conteúdo deve ser postado com cautela (uma a três vezes por dia), enquanto que o Twitter requer maior frequência.
É importante que cada organização encontre o seu “tom” para se comunicar com os leitores e marcar seu diferencial também no ambiente virtual.
Se você gostou deste post, leia também “Plano de Ação para Mídias Sociais”, “Como criar blog Corporativo” e “Facebook para Empresas e Destinos Turísticos”.
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