Todo final de ano, recebemos artigos e relatórios de pesquisa apontando as principais tendências do turismo para o próximo ano. Confesso que tenho lido vários deles e com poucas exceções, me parecem que trazem as mesmas “tendências”. Ou seja, as tendências do turismo em 2024 são as mesmas apontadas nos anos anteriores. Então, o que há de novo?
Adoro garimpar essas novidades nos mais diversos estudos (Amadeus, Booking.com, Hilton, Sebrae, CNN Traveler, Amex etc.) e fazer curadoria das tendências. Neste artigo, apresento as principais tendências do turismo em 2024, separadas em dois blocos: as que são novas e as que já estão em curso e seguem fortes neste ano.
Tendências do turismo em 2024
Turismo do sono
Não é tão novo assim, eu diria que nasceu há alguns anos, mas ganhou destaque em 2023. O turismo do sono é uma das modalidades de bem-estar, segmento que cresce ano após ano e vai crescer ainda mais. Por quê? Porque vivemos um ritmo aceleradíssimo, com muito ruído, e as pessoas que com dificuldade de “se desligar” e dormir bem, pagam por uma boa noite de sono.
O primeiro spa do sono que conheci foi o Hästens Sleep Spa CBR Boutique Hotel, em Coimbra, Portugal. O hotel promete sono reparador, numa cama especial e alguns elementos que elevam essa experiência de bem-estar do cliente.
Pesquisa do Booking.com (2023) aponta que 58% dos brasileiros que querem viajar em 2024 para (também) dormir bem, aproveitando conciérges do sono, menus de travesseiros e tecnologia de ponta.
Num mundo onde o stress e o ritmo acelerado regem cada vez mais as nossas vidas, cuidar do nosso bem-estar torna-se mais que um luxo, uma forma de cuidar da saúde mental e física.
Turismo de música
Turismo de música ou turismo musical é o termo que se dá para o segmento de eventos de shows e festivais de música. Eu até prefiro o termo Turismo de Festival, porque grandes eventos com outros temas, como moda, gastronomia, cinema, têm a mesma importância para os destinos e toda sua cadeia turística.
O estudo sobre tendências da Amadeus (2023) aponta essa modalidade de evento é um grande impulsionador do turismo, dado seu impacto para a economia. Em alguns destinos da turnê do Coldplay em 2023, por exemplo, teve aumento de mais de 400% na procura por bilhetes aéreos.
A grande procura dos fãs por serviços turísticos no mesmo período tem gerado inflação nos destinos. A passagem de Beyoncé na Suécia, em 2023, gerou até um termo novo: Beyonflation, uma brincadeira para mostrar que a passagem da diva por lá mexeu bem com a economia.
Mudanças climáticas
As mudanças climáticas começam (finalmente) a impactar a forma como viajamos, para onde viajamos e quando viajamos.
De acordo com pesquisa do Booking.com, 56% dos viajantes brasileiros informaram que as mudanças climáticas terão impacto na forma de planejar as férias em 2024 e 70% disseram que, se a temperatura subir, eles buscarão destinos mais frescos. Esse efeito deve significar também crescimento de viagens que oferecem experiências aquáticas, com 41% dos brasileiros querendo passar as férias em um destino perto da água (praias, lagoas, rios, represas, cachoeiras etc.). Além disso, quase nove em cada dez (86%) viajantes do Brasil concordam que estar perto da água traz uma sensação imediata de relaxamento.
Inteligência artificial: cada vez mais inteligente
Talvez uma das principais tendências do turismo em 2024 e nos próximos anos, é a Inteligência Artificial. Essa tecnologia traz muito valor agregado à experiência de planejamento de viagens, permitindo que a pesquisa e as recomendações se tornem muito personalizadas e mais intuitivas. Em vez de selecionar filtros para fazer pesquisa no Google ou numa OTA (online travel agency), os viajantes fazem breve descrição a um chatbot da mesma forma que fariam com um consultor humano.
Em 2024 a IA começará a ter mais impacto nas nossas nossas viagens. Um exemplo é o ChatGPT da Expedia, que atua como um assistente de viagem virtual, ouvindo as necessidades do cliente e dando-lhes recomendações instantâneas de hotéis e itinerários, com links para reservar.
Outro exemplo prático é a tradução ao vivo, que a Samsung planeja lançar em seus dispositivos Galaxy.
Então, a pergunta que temos que nos fazer é: como usar a AI para otimizar o nosso trabalho?
Blended Travel (ou viagens híbridas)
Já sabíamos que as viagens de negócios e lazer se misturam, formando o conhecido Bleisure. Cresce muito o número de turistas que conciliam interesses e motivações numa mesma viagem: lazer, visita a amigos e parentes, participar em eventos acadêmicos e esportivos, dentre muitos outros.
Ou seja, o blend, a mistura agora é muito mais ampla. É de se esperar que os turistas utilizem um motivo profissional, como participar de evento, com motivo pessoal, como um tratamento de saúde, para aproveitar e conhecer destinos. As viagens híbridas, portanto, misturam diferentes motivações na mesma viagem.
Agentes influenciadores
O estudo da Amadeus também aponta uma mudança interessante, que eu já percebia com alguns influenciadores, como a @acordeiqueroviajar. Os criadores de conteúdo das redes sociais não atuam somente na fase da inspiração da viagem. Agora os influencers também organizam suas próprias viagens em grupo, facilitam as reservas diretas nos seus canais e acompanham os clientes nas viagens.
O surgimento dos agentes influenciadores estimulou a criação de plataformas de comércio eletrônico, que funcionam como marketplace dessas viagens, como por exemplo, a TrovaTrip. Dessa forma, criadores de conteúdo e influenciadores que usam Instagram, YouTube e TikTok podem compartilhar um link de reserva diretamente em sua página de perfil e vender viagens aos seus seguidores.
Atenção: já que o assunto é rede social, o TikTok já é a maior plataforma para inspiração de viagens.
Tendências que continuam fortes em 2024:
O que não é tão novo, mas tende a continuar crescendo:
Turismo de bem-estar
Em todas as suas vertentes: yoga, spas, terapias alternativas, retiros, tratamentos de saúde e estética, prática de esportes durante as viagens, alimentação saudável, vegana, banhos de floresta, massagens etc. Tudo o que envolve bem-estar físico, mental e emocional continua em expansão.
Operadoras, spas, hotéis, receptivos e restaurantes aumentam a oferta de serviços wellness para atender a essa demanda crescente.
Turismo gastronômico/enoturismo
Não é novidade, mas beber e comer bem fica cada vez mais gostoso e ganha importância na escolha do destino e na experiência da viagem como um todo.
Relatório do Booking.com (2023) mostra que 74% dos turistas brasileiros querem experimentar pratos locais nas suas viagens e 56% estão mais interessados em aprender sobre a história da culinária do destino do que sobre o passado do lugar.
Nesse universo delicioso da gastronomia, as experiências ficam ainda mais desejadas: degustações, aulas, harmonizações, tours etc. Recentemente, participei de duas experiências gastronômicas super inovadores em Brumadinho: jantar com drinks da A Alquimista e degustação de comida coreana, no ateliê de cerâmica no Ateliê Xacra, onde os convidados (ali não me senti uma cliente, mas sim uma amiga do casal) podem fazer seus próprios pratos de cerâmica. Ambas foram totalmente surpreendentes. Show, né?
Turismo sustentável
Não há dúvida de que as viagens sustentáveis são cada vez mais importantes para os consumidores conscientes. Segundo Booking.com (2022), 81% dos turistas globais querem viajar de forma mais sustentável e para a metade dos entrevistados as notícias recentes sobre as mudanças climáticas os influenciaram a fazer escolhas de viagem mais sustentáveis. O mesmo estudo aponta que 78% dos viajantes globais pretendem ficar em meio de hospedagem sustentável e 64% deles querem evitar destinos e atrações turísticas muito populares. (Booking.com, 2022).
Startups interessantes vêm desenvolvendo iniciativas inovadoras para atender essas novas demandas do mercado. A Noytrall, por exemplo, oferece solução para ajudar hotéis a monitorizar, analisar e otimizar o consumo de água e energia de forma mais eficiente. Seu app foi desenvolvido para incentivar os hóspedes a pensar (e medir) seus próprios consumos e participarem das iniciativas sustentáveis.
Turismo Pet Friendly
No país com cerca de 140 milhões de pets, segundo dados do IBGE, superando o número de crianças nos lares brasileiros, não é de se estranhar que o mercado de turismo pet está voando.
Segundo Booking.com, 43% dos brasileiros gostariam de reservar acomodações que recebam adequadamente seus pets nas próximas viagens. Os espaços pet friendly são decisivos na escolha desses consumidores mais exigentes
Cadeias hoteleiras, companhias aéreas, restaurantes etc. se adaptam para receber viajantes com pets, ou os chamados pais de pets. Kits de boas-vindas, restaurante para pets e até rafting, são alguns dos serviços oferecidos a este nicho. A Caomigo, por exemplo, oferece viagens, trilhas e eventos para viajantes com pets.
Tenho visto outras tendências do turismo em 2024 no mínimo curiosas, como o turismo de silêncio, a volta das viagens de trem glamurosas, viagens de adrenalina e outras. Vou acompanhando de perto e se a moda “pegar” mesmo, compartilho com você por aqui, combinado?
Que 2024 seja maravilhoso para você, sua empresa e seu time!
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