Camisa estampada sentados à beira da piscina com os netos, senhorinhas ruidosas andando em grupos, há décadas o estereótipo perfil do turista idoso é retratado através dessas imagens. E assim, muitos negócios ligados ao Turismo, em especial no Brasil, permanecem pautando seus produtos, serviços e esforços de marketing nessas imagens.

Entretanto, o perfil do consumidor maduro vem mudando sem que, muitas vezes, o trade esteja atento aos desejos e aos novos hábitos de consumo desse importante nicho. Conheça melhor clicando aqui

Segundo dados do IBGE logo mais, em 2032, o Brasil será considerados um país velho, quando 32,5 milhões dos mais de 226 milhões de brasileiros terão 65 anos ou mais e, pela primeira vez, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero a 14 anos. Esse novos idosos pouco se parecem com os velhinhos que as propagandas insistem em reproduzir.

Pesquisa realizada em 2018 pela  MindMiners e Hype 60+  com 863 pessoas, a partir de 50 anos, de diversas regiões do país revela que mais da metade dos maduros entrevistados sentem falta de produtos e serviços para sua idade, com destaque para os serviços de turismo (37% dos entrevistados).

Seja pelas transformações nas relações de trabalho, pelas mudanças na aposentadoria, avanços de medicina e acesso à tecnologia os chamados 50+ buscam outras formas de vivenciar seu tempo livre que não apenas curtir netos ou excursões, embora isso possa fazer parte dos planos, desde que a experiência valha a pena.

Fonte: Canva

Esses Novos Idosos querem experimentações autênticas, sem deixar de lado o binômio exclusividade e conforto. Segmentos como Natureza & Aventura, Saúde & Bem Estar e Luxo estão no radar desse público que hoje também pesquisa, compra e é influenciando pelas redes sociais.

Estar atento às necessidades e acompanhar as demandas de consumo desse público, que vai crescer cada vez mais, pode ser um diferencial importante para os empreendimentos do Segmento Turístico.

Vamos conversar mais sobre esse tema? Entre em contato aqui.

* Autora: Luciana Oliveira

Ativista da Longevidade

@emvelhasendo