Na pandemia, passamos muito mais tempo em casa, usamos redes sociais e plataformas de streaming para entretenimento, portanto, ficamos ainda mais digitalizados. Por outro lado, muitas empresas foram obrigadas a se reinventar para sobreviver, usando novas tecnologias. No setor de turismo não foi diferente. A Realidade Virtual no turismo tem sido bastante utilizada por destinos, atrativos e hotéis.
O que é a Realidade Virtual?
É uma tecnologia que permite imersão virtual em outro ambiente, ou seja, permite que alguém “mergulhe” em outra realidade, por meio do estímulo audiovisual. O usuário pode interagir ou não com o que vê ao seu redor, dependendo das possibilidades do sistema utilizado.
O vídeo 360º é também um exemplo de Realidade Virtual, pois promove a interação do espectador com o cenário ali projetado, permitindo que a pessoa escolha a direção para qual pretende ir e isso torna a experiência mais realista, como se estivesse andando pelo local.
Conheça outras tecnologias para o turismo aqui.
Realidade Virtual no Turismo
No turismo, esse tipo de tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada e, em tempos de isolamento social, é uma ótima maneira para “viajar” sem sair de casa. Usando óculos de VR, uma pessoa pode conhecer um destino, fazer um sobrevoo ou passeio de barco, “ver” a natureza e “ouvir” sons dos animais.
Também é possível viajar virtualmente usando aplicativos de celular. O app Olhe ao Redor, permite aos usuários visualização 3D interativa de alguns destinos, como São Francisco, Dublin e Osaka, mostrando cidades, ruas e atrações turísticas.
Outro aplicativo interessante é o Flyover. Disponível para IOS, o app permite sobrevoar países e cidades na palma da mão.
Diversos museus, como o Louvre, e atrações turísticas também vem utilizando esses recursos para guiar virtualmente seus visitantes.
Assim como hotéis e espaços de eventos, que usam a Realidade Virtual no turismo para mostrar aos potenciais clientes visitem suas instalações. Assim, eles têm melhor percepção do produto, o que facilita a tomada de decisão.
O Drive & Listen, um site que ficou muito conhecido na pandemia, permite que as pessoas passeiem de carro pelas ruas das cidades mais desejadas do mundo. Conta com músicas de fundo, ao som de rádios locais, sons ambiente e ajuste na velocidade do carro. O cenário criado contém pessoas andando pela rua, paradas em semáforos e tantas outras situações comuns no dia a dia. Tudo pensado para que a experiência do espectador seja mais próxima da realidade.
A Realidade Virtual no Turismo também pode ser usada na educação. Maceió utiliza essa ferramenta para treinar agentes de viagens a venderem melhor o destino. Uma forma lúdica e interessante de compartilhar conhecimento.
Como aplicar no seu negócio
Se você pode aguçar a curiosidade do potencial viajante e o instigar consumir seus serviços após a pandemia, por que não apostar nesse tipo de tecnologia? É como se o viajante tivesse o destino em suas mãos, onde pudesse “experimentar” um pouco o local e ficar com mais vontade de vivenciá-lo de verdade.
A Realidade Virtual no Turismo pode ser, portanto, uma ferramenta poderosa de marketing e vendas.
Sair do tradicional e apostar em novos recursos para captar a atenção do cliente será cada vez mais importante. Não é necessário investir, já que você pode aproveitar as ferramentas disponíveis, convidando seus clientes a utilizarem. É uma grande oportunidade para se diferenciar do mercado e inovar em seus produtos e serviços.
Uma oportunidade para as agências de receptivo é apostar nos tours virtuais, como os comercializados pelas plataformas Airbnb e Amazon. O Virtually explore and shop in Tokyo’s Asakusa é tour personalizado de 40 minutos, custa cerca de $9,50 e ainda possibilita realizar compras locais mediante pagamento de uma taxa adicional para envio. Se a sua cidade ainda possui restrições de deslocamento para pessoas de fora, talvez essa seja uma boa oportunidade para o seu negócio.
A pandemia mudou o turismo para sempre, porque os viajantes mudaram. Inovar nos produtos e na comunicação é essencial para ganhar competitividade e manter-se no mercado.
O uso da Realidade Virtual no turismo pode gerar mais receita, visibilidade e posicionamento de mercado. Aproveite a tecnologia como aliada para oferecer uma experiência personalizada. Certamente agregará muito valor aos seus produtos e serviços.
Quer saber mais sobre Transformação Digital no Turismo? Clique aqui
* Este artigo contou com a colaboração de Letícia Rosa.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.