A epidemia do coronavírus transformou a rotina e os hábitos de consumo no mundo todo. Agora, as empresas e os destinos turísticos devem se acostumar com o novo viajante 4.0, que é mais exigente, mais responsável e digitalizado.

Antes da pandemia, o viajante 4.0 utilizava diversas plataformas, sites, redes sociais, aplicativos, blogs, etc. para pesquisar, planejar, comprar, viajar e relatar suas viagens. Em toda sua jornada de compra estava conectado, buscando informação e reservando serviços para otimizar sua experiência de viagens de férias ou trabalho.

A pandemia impactou fortemente o turismo no mundo todo, já que envolve, por natureza, deslocamentos (principal meio de transmissão do vírus) e contato físico, na prestação de serviços de hospedagem, alimentação, transporte etc.

Alguns países retomam aos poucos a atividade turística, mas é fundamental que os gestores dos destinos e das empresas turísticas entendam o perfil do novo viajante 4.0.

Conhecer esse “novo” cliente é fundamental para saber adaptar a oferta de serviços e principalmente saber comunicar com mais eficiência. Veja a seguir uma breve “fotografia” desse novo viajante 4.0.

 

Novo viajante 4.0 – Mais exigente

Ele é mais inseguro e exige garantias de segurança sanitária e alimentar. Ele se preocupa com os padrões de desinfecção, limpeza e higiene nos empreendimentos turísticos. Vai privilegiar empresas que tenham certificado de segurança e que sejam transparentes.

As empresas e destinos turísticos precisam, portanto, adaptarem suas estruturas seguindo os novos protocolos de segurança sanitária. Devem ainda, treinar suas equipes para atender ao novo viajante 4.0 e sobretudo comunicar essas adaptações. Nas primeiras viagens pós pandemia, o novo viajante 4.0 vai priorizar a segurança, em detrimento de preço, localização e outros atributos.

É fundamental que a comunicação agora tenha como foco passar segurança para o novo viajante 4.0. A boa comunicação pode passar confiança para que ele tenha desejo de visitar um determinado destino, desfrutar dos serviços do hotel, atrativos, restaurantes e etc.

O novo viajante 4.0 será ainda mais exigente em relação à qualidade e diversidade dos serviços turísticos. Ele busca, cada vez mais, experiências turísticas autênticas e marcantes. Ele deseja voltar para casa com uma “bagagem” maior do que quando saiu, no sentido de acumular conhecimento e não coisas. Quer aprender, vivenciar coisas novas, em pequenos e exclusivos grupos. Para depois compartilhar essas experiências com amigos e familiares.

Rever a oferta de serviços, nesse momento, é extremamente importante. É possível que os serviços “tradicionais” que oferecíamos há 3 meses atrás não tenham apelo suficiente para atrair o novo viajante 4.0.

Então, é importante pensar: O que sua empresa pode oferecer para que a experiência do seu cliente seja única? O que esse turista pode fazer no seu destino, que não faria em nenhum outro lugar?

novo viajante 4.0

Novo viajante 4.0 – mais digitalizado

A pandemia acelerou a transformação digital que estava já em curso. O uso da tecnologia para trabalho remoto, educação online, compra de produtos e serviços, consumo de conteúdo e entretenimento, dentre outros motivos, faz parte do dia a dia de todos os consumidores.

O novo viajante 4.0 é mais conectado. Ele usa e aprecia a tecnologia para solucionar suas dificuldades/necessidades diárias. E agora esse viajante vai optar pelas empresas mais digitalizadas, ou seja, aquelas que estão na “palma das mãos”.

O uso da tecnologia para o check in, da biometria para agilizar embarques e até de dados pessoais para personalização os serviços, ficou ainda mais valorizado.

O turista digitalizado é mais experiente e chega a consumir experiências online e também experiências híbridas, on e offline. Como por exemplo, uma aula de harmonização de vinhos, on line, degustando os vinhos que chegam na sua casa.

Dessa forma, as empresas do setor de turismo precisam focar na digitalização dos seus processos para atrair o novo viajante 4.0. Elas devem ter boa presença no mundo digital, para serem encontradas com facilidade. Mas também precisam pensar como a tecnologia pode facilitar os processos de venda, passar segurança para os clientes, facilitar o contato e agilizar o atendimento.

É importante também lembrar que o novo viajante 4.0 vai exigir flexibilidade das empresas. Depois de tantas dificuldades em cancelar, alterar e reembolsar viagens no início da pandemia, esse consumidor exige políticas de cancelamento claras e flexíveis. Ele precisa ter a certeza de que se algo ocorrer, poderá mudar sua reserva sem prejuízo.

 

Novo viajante 4.0 – mais responsável

Os consumidores estão mais conscientes em relação às suas escolhas e valorizam as marcas que têm boas iniciativas e práticas sustentáveis. Isso ficou muito nítido no início da pandemia, com a super propagação das marcas que doavam álcool gel, máscaras, respiradores ou que apoiaram as comunidades no seu entorno.

A sensação de viver algo pela primeira vez (pós isolamento) nos leva a descobrir coisas novas. O isolamento trouxe mudanças na nossa vida e no nosso comportamento, que vão interferir nas nossas decisões de consumo.

A campanha “compre do pequeno”, “valorize o pequeno” fez muito sentido não só para os pequenos negócios, mas também para os consumidores.

O novo viajante 4.0 vai optar pelas empresas que valorizam e cuidam do seu meio ambiente e das suas comunidades. Vai comprar produtos locais, preferir pratos elaborados com produtos da região, etc.

A sustentabilidade entrou de vez na nossa pauta de assuntos e as marcas de turismo devem atentar para isso. Como sua empresa contribuir com o seu entorno?

Entender o perfil do novo viajante 4.0 é chave para qualquer empresa. Mais do que nunca, as marcas turísticas devem buscar a humanização e estar ao lado do cliente. Conhecer exatamente quais são as suas necessidades é chave para desenhar uma estratégia de marketing e vendas  visando posicionar a empresa neste “novo turismo”.

Leia aqui o Turismo pós Covid: Insights para Empresas e Destinos