Recentemente tive a honra de palestrar no Turismo no Luxo 2020, realizado em São Paulo. O foco da minha palestra foi fazer curadoria das principais tendências do segmento, já que no começo de ano saem diversas listas com previsões. A repercussão da palestra foi bem interessante e resolvi compartilhar com vocês as 5 Tendências do Turismo de Luxo para 2020.

Mas, antes de entrar nas tendências do turismo, queria pontuar algumas mudanças no turismo de luxo.

Houve um tempo em que as viagens de luxo eram definidas exclusivamente por hotéis caros, muito glamour e sofisticação.

Atualmente o turismo de luxo tem tem um novo significado. As viagens de luxo são marcadas por experiências autênticas e privilegiadas, que não estão acessíveis a qualquer turista. Mais do que um lugar “chique”, o viajante de luxo busca uma viagem transformadora, um destino onde poucos têm acesso.

O viajante de luxo sempre buscou serviços mais exclusivos para se diferenciar dos demais, agora ele busca experiências alinhadas aos seus valores e interesses, que permitam contar ao mundo quem ele é.

O luxo tem novo status, mais do que mostrar o que “tem”, o viajante de luxo quer mostrar quem ele é.

Agora vamos às 5 Tendências do Turismo de Luxo:

1. Personalização extrema

Os viajantes de luxo precisam de novas maneiras para se sentirem especiais. Eles querem roteiros ultrapersonalizados, amenidades exclusivas e curadoria de experiências.

Um exemplo bacana é o restaurante Aragu, instalado no Velaa Private Island, nas Maldivas, que oferece menu degustação personalizado, baseados nas preferências pessoais.

tendências turismo de luxo

Também podemos citar a Maverick. A empresa oferece tour exclusivo de helicóptero, para no máximo 6 pessoas, que sai de Las Vegas e vai ao Parque do Vale do Fogo, que inclui  aula de yoga.

 

2. Autenticidade

Nem o brilho elegante e glamuroso dos hotéis,  nem o acúmulo de viagens são tão importantes como ter experiências exclusivas e autênticas.

O viajante de luxo tem forte desejo de mergulhar nas experiências autênticas do destino e se sentir parte do local. Um exemplo é caçar trufas na Croácia. Na península croata do norte de Istria, uma área famosa por suas trufas brancas e pretas, os turistas podem viver como um local e se tornar caçadores de trufas para o dia. Eles saem com um cão de caça e o caçador e após a “aventura”, os convidados vão à casa do caçador para preparar e comer com a sua família.

Outro exemplo interessante é a experiência oferecida pelo Sumaq, em Macchu Picchu. Os hóspedes podem visitar uma fazenda de batatas (no Peru existem mais de 70 tipos de batatas). Ali, eles aprendem sobre os diferentes tipos e degustam com um molho típico peruano. Tudo bem simples e rústico. Mas totalmente autêntico.

 

3. Sustentabilidade

Graças à maior preocupação com o impacto das suas ações, muitos viajantes estão cada vez mais conscientes com o impacto de suas ações e das consequências negativas do seu consumo no meio ambiente e na sociedade. E hoje existe uma crescente demanda pelas marcas que combinem luxo e compromisso.

O viajante de luxo, portanto, valoriza marcas que têm política de responsabilidade socioambiental e busca interações ecológicas no destino.

A política “plástico zero” em diversas cadeias de hotel, inclusive nas de luxo, é um exemplo claro.

Mas também vemos hotéis de luxo que criaram programas para proteção animal. Este é o caso do Akyra Manor Chiang Mai, que tem programa de proteção aos elefantes e seus hóspedes podem colaborar no “Elpehant Day Care”.

 

4. Detox Digital

Essa não é uma tendência exclusiva dos viajantes de luxo, mas normalmente são esses que podem se “dar ao luxo” de se desconectarem da rotina por alguns dias. Uma pesquisa da Euromonitor mostrou que 75% dos viajantes de luxo na Grã Bretanha tinham interesse em viagens de detox, ou seja, ir a lugares onde não pudessem ser encontrados. Ao contrário, poderiam estar totalmente conectados com a natureza e com as pessoas ao seu redor.

 

5. Destinos Inexplorados

É cada vez mais frequente a busca por destinos totalmente desconhecidos e inexplorados. Quer algo mais luxuoso e exclusivo do que vivenciar um glamping no deserto, com todo conforto que se tem direito?

tendências do turismo de luxo

Essas são, na minha opinião, as 5 principais tendências do turismo de luxo. Li vários estudos, inclusive da Virtuoso, e quis fazer a minha curadoria para facilitar o seu trabalho.

Entendo que o papel dos empresários e dos profissionais do turismo de luxo é atender aos desejos dos viajantes que buscam uma transformação pessoal, através das suas experiências de viagens. Olho aberto e bom trabalho!

P.S. Leia mais sobre tendências no turismo e hotelaria aqui.