Na semana passada tive a honra de palestrar no Turismo Summit 2018, evento que aconteceu em Brasília, promovido pelo Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae Nacional. O tema do encontro de dois dias foi “Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores”. Excelentes palestrantes, painelistas e profissionais do turismo discutiram tendências e ideias, compartilharam cases e boas práticas sobre tecnologia, sustentabilidade, criatividade e a importância da experiência no turismo.

Foram diversos debates riquíssimos e pretendo destacar aqui os pontos principais. Podemos dizer que o futuro do turismo já chegou!

Tendências – A gigante mapeou 6 tendências sobre turismo percebeu que os viajantes estão cada vez mais exigentes em termos de atendimento ao cliente, o que é verificado no aumento das queixas no ReclameAqui. Além disso, mostrou que a criação de conteúdo para viajantes é fundamental, e grande parte dos conteúdos de turismo no Brasil não são criados pelas marcas de turismo.

Destaca também a questão do turista quer viver o local como um local, buscar experiências autênticas e hospedagens diferentes.

Big Data – alguns destinos na Espanha utilizam os dados para tomar decisões e definir estratégias e isso é bem inteligente. Em Benidorm, por exemplo, é possível mensurar quantos turistas estão na praia, o que eles conversam nas redes sociais sobre o destino, dentre outras informações relevantes. Sabemos que as empresas que aprenderem utilizar os dados a seu favor ganharão MUITA competitividade.

Distribuição – no painel sobre distribuição hoteleira, mediado por Vinicius Lage (ex Ministro e presidente do Sebrae Nacional) ficou bem claro que os hotéis devem buscar carreira solo, mas não têm como caminhar de forma totalmente independente. A Omnibees investe pesado em tecnologia para hotéis e pousadas, de forma que seus gestores possam gerenciar melhor seus canais de venda.

Promoção – na minha palestra “Como divulgar destinos nos canais digitais” falei sobre as ferramentas do marketing digital que podem ser exploradas para promoção online. Mostrei alguns cases de site, blog, Facebook e Instagram, na minha opinião a rede social perfeita para vender viagens. Tão perfeita, que o Visit Scotland entendeu que 2/3 dos usuários escolhem suas viagens em função dos post no Instagram e apostou suas fichas nesta rede social.

A palestra foi gravada pelo Mtur e você pode assisti-la aqui.

Experiência – foi muito interessante conhecer os cases de turismo de experiência apresentados por Portugal e Peru. A mensagem é clara: todos nós queremos vivenciar experiências incríveis. Você já oferece isso para o seu cliente?

O evento foi muito rico e inspirador. Temos que trabalhar nossas empresas e nossos destinos para acompanharmos essa revolução 4.0. Ela é aceleradíssima, mas se corrermos, conseguiremos embarcar! Bom trabalho!